Segurança 01 Ago
Visando pela segurança dos usuários brasileiros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) preparou um ofício e enviou ao Google e Apple solicitando que as empresas criem com urgência uma “segunda senha” para os e-mails, que por sua vez são os principais alvos de criminosos virtuais que desejam roubar contas.
De acordo com o órgão público, o bloqueio de tela presente em praticamente todos os modelos de smartphones não é mais uma opção tão eficaz como era antes em casos de furto. O MJSP explica que os criminosos estão mudando seus métodos de ação, que agora não envolvem apenas a venda do smartphone roubado, mas também o acesso de apps bancários.
Tem sido relatado que grupos criminosos agora roubam os smartphones e mandam seus usuários desbloquearem os aparelhos para que eles possam trocar a senha dos programas por meio do email das vítimas.
Vale destacar que a Apple já tem trabalhado em uma espécie de segunda senha para aplicativos de e-mail. Contudo, essa novidade chegará apenas em setembro, por meio do lançamento do iOS 18. A atualização permitirá que os usuários usem FaceID para bloquear determinados aplicativos.
Já em dispositivos Android, a Samsung possui um recurso parecido, que é chamado de Pasta Segura na One UI. Apesar de não ser uma obrigação a criação de uma senha, há a possibilidade de proteger seus aplicativos por meio disso.
Há rumores também sobre a possibilidade do One UI 7 existir senhas ou biometria para acessar aplicativos.
Comentários