Economia e mercado 15 Ago
Em comunicado liberado nesta quinta-feira (15), o Banco Central do Brasil confirmou um novo vazamento de 8.032 chaves Pix vinculadas a clientes do banco BTG Pactual.
Conforme explica a autoridade monetária, o incidente aconteceu por conta de "falhas pontuais" no sistema da instituição, sendo que as informações ficaram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
Apesar disso, não foram revelados dados sensíveis dos clientes como senhas, informações das movimentações, saldos financeiros ou outras informações que são garantidas pelo sigilo bancário.
Em seu comunicado, o BC também explica que as informações vazadas são apenas de natureza cadastral.
- nome do cliente
- CPF com alguns números ocultos
- instituição de relacionamento
- agência
- número
- tipo da conta
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas por meio do aplicativo ou pela internet banking da instituição.
Por isso, o Banco Central reforça que não serão usados outros meios de comunicação com os clientes afetados, como o WhatsApp, SMS, chamadas telefônicas ou e-mail.
Já o BTG Pactual afirma que resolveu o problema.
O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento.
Comentários