LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel deve liberar sistema que identifica origem de ligações indesejadas

16 de agosto de 2024 3

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está na fase final de testes de um novo sistema que deve ser uma espécie de "solução definitiva" para as chamadas indesejadas de telemarketing.

Batizado de "Origem Verificada", o sistema vai identificar a origem das ligações, fornecendo ao usuário informações relevantes para ele decidir se deve atender a chamada.

A tecnologia é conhecida como "Stir Shaken" e funciona de forma bem simples: ao receber uma chamada de um número desconhecido, o usuário verá na tela do seu smartphone uma série de informações.

  • Número do telefone da ligação
  • Nome da empresa
  • Logomarca dela
  • Motivo do contato
  • Selo de autenticidade.
Imagem/reprodução: acervoTC. A nova medida da Anatel deve ser uma espécie de "solução definitiva" para combater as chamadas indesejadas.

Para que a nova tecnologia funcione, o usuário precisará ter um smartphone 4G ou 5G, sendo que a Anatel deve emitir um selo de autenticidade para provar que os dados daquela empresa de ligações não foram alterados.

Assim, caso identifique que não há qualquer informação na tela do smartphone, o usuário pode simplesmente rejeitar a chamada. No entanto, para que o Origem Verificada funcione, a Anatel deve certificar as operadoras e empresas que costumam fazer esse tipo de chamada.

Atualmente, cerca de 33 operadoras de telefonia celular e fixa já aderiram ao programa, sendo que a previsão é de que, dentro de três anos, 100% das empresas sejam certificadas.

Comentando o assunto, o superintendente de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, disse que bancos e seguradoras já estão fazendo testes com a tecnologia, sendo que o Brasil será o terceiro país a implementar a medida após Estados Unidos e Canadá.

Já Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, ressalta que é direito do consumidor ter sua chamada identificada para decidir se atende ou não uma ligação.

Por outro lado, o setor de empresas que dependem de ligações para vender ou ofertar serviços comemorou a implementação da Origem Verificada.

John Anthony Von Cristian, presidente-executivo da ABT, disse ao Poder360 que a novidade deve ajudar muito no dia a dia, uma vez que a identificação apenas pelo número 0303 não ajudou.

As empresas de telesserviços trabalham com vendas, seguros, agendamentos de consultas e exames. Quando o cidadão não atende, fica difícil. Foram mais de 60.000 demissões no nosso setor por causa disso. Com o sistema, o setor poderá voltar a contratar.
Veja mais


3

Comentários

Anatel deve liberar sistema que identifica origem de ligações indesejadas
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa