Software 01 Ago
Infelizmente, o Google anunciou o encerramento de um dos seus programas mais importantes, o Programa de Recompensa de Segurança da Google Play Store (GPSRP). Lançado pela primeira vez em 2017, o programa visava incentivar os pesquisadores e outros profissionais da área de segurança a encontrar alguma vulnerabilidade em apps populares.
Esse programa foi responsável por boa parte da melhoria de segurança do ecossistema Android. De acordo com o anúncio da empresa, o GPSRP chegará ao fim no dia 31 de agosto.
Em seu começo, o GPSRP foi limitado inicialmente e então os profissionais podiam fazer uma busca em determinados aplicativos. Com o passar dos anos, o programa expandiu e passou a cobrir todos os aplicativos com mais de 100 milhões de download. Algumas recompensas por vulnerabilidades graves chegavam a US$ 20.000.
Segundo o próprio Google, o motivo do encerramento do programa foi a redução significativa de vulnerabilidades que eram relatadas, algo possível agora com os diversos avanços de seguranças que chegam sempre que possível ao sistema do Android. Confira um trecho do e-mail que foi enviado aos desenvolvedores:
Como resultado do aprimoramento geral da segurança do sistema operacional Android e dos esforços de melhoria de recursos, vimos menos vulnerabilidades acionáveis relatadas pela comunidade de pesquisa. Devido a esta diminuição nas vulnerabilidades relatadas, estamos encerrando o programa GPSRP. O programa GPSRP terminará em 31 de agosto. Todos os relatórios enviados antes desta data serão avaliados até 15 de setembro. As decisões finais sobre os prêmios serão tomadas antes de 30 de setembro, quando o programa será oficialmente encerrado. Os pagamentos finais podem levar algumas semanas para serem processados.
Muitas melhorias e novas funcionalidades focadas em segurança também são esperadas no lançamento do vindouro Android 15.
Comentários