Segurança 02 Set
O Brasil tem sido um verdadeiro palco de polêmicas nos últimos dias, desde que Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por ordenar a suspensão imediata do X (antigo Twitter) em todo o território nacional, o que resultou em um verdadeiro embate entre o judiciário e Elon Musk, o bilionário dono da rede social.
Agora, de acordo com a própria Anatel, ataques hackers estão se intensificando nos últimos dias após a decisão ser tomada. Hoje o STF, a Polícia Federal e a própria Agência Nacional de Telecomunicações foram alvos de ataques. Segundo informações, os ataques não causaram nenhum dano aos órgãos públicos que foram alvos.
Vale destacar que hoje, dia 3 de setembro, a Polícia Federal foi alvo dos ataques de DDoS, mas que, assim como os outros órgãos, não teve nenhum prejuízo relatado ou invasão de dados por parte dos responsáveis pelo ataque.
Confira uma nota divulgada pela PF:
A Polícia Federal investiga ataque cibernético que gerou instabilidade em serviços prestados pela instituição nesta terça-feira. O acesso aos serviços já foi restabelecido e não foi detectado comprometimento aos sistemas e acessos a dados da instituição
Já o STF foi alvo na última quinta-feira (29/09), um dia antes de Alexandre de Moraes exigir que o X apresentasse um representante no Brasil, além de pagar as multas aplicadas, antes de ser suspenso no Brasil.
Em nota divulgada, o STF afirma que não houve nenhum tipo de prejuízo que os sistemas do órgão ficaram inoperantes por um período curto, de menos de 10 minutos no total. Confira:
No último dia 29/08, sistemas do STF foram alvo de um DDoS (ataque de negação de serviço), ou seja, milhares de acessos simultâneos com o intuito de desequilibrar a rede e inviabilizar os serviços. Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos. A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança, de modo que todos os acessos foram normalizados e não houve nenhum prejuízo operacional ao tribunal
Aproveite e não deixe de ver as notícias mais recentes, como o Starlink que voltou atrás com a declaração de que não iria suspender o X no país.
Comentários