Segurança 21 Ago
Em operação realizada durante o mês de agosto, a Receita Federal apreendeu mercadorias avaliadas em R$ 800 mil no Centro de Tratamento de Objetos Postais dos Correios (CDD) de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso.
Além disso, parte dos produtos também foi apreendida no Centro de Distribuição do Mercado Livre na capital Cuiabá (MT).
Conforme explica a Receita, foram retidos 515 volumes contendo smartphones, tablets, computadores e outros eletrônicos de origem estrangeira.
Todos os produtos estavam sem a devida documentação necessária para comprovar a regularidade fiscal, sendo que, em alguns casos, os dispositivos tinham notas fiscais falsas.
Além de produtos sem recolhimento do imposto de importação, algo que configura o crime de descaminho, os fiscais também fizeram a apreensão de bens de importação proibida.
Entre eles, há cigarros eletrônicos e suas essências, minoxidil e azeite argentino. Ou seja, produtos que podem prejudicar a saúde de quem os consome.
Em seu comunicado, a Receita ainda diz:
Essa ação é fruto do trabalho de inteligência realizado previamente por equipe da Receita Federal de Cuiabá/MT, onde é solicitado o bloqueio prévio do fluxo da mercadoria para a fiscalização.
As operações de eletrônicos e smartphones contrabandeados tem aumentado cada vez mais, principalmente em estados próximos da fronteira com o Paraguai.
Essas ações buscam frear o avanço no número de celulares irregulares e de outros produtos ilegais, como os cigarros eletrônicos.
Comentários