Economia e mercado 26 Ago
A SpaceX, empresa responsável pelo lançamento de foguetes e que tem Elon Musk como proprietário, está retirando seus funcionários do Brasil.
Além disso, em carta interna enviada aos colaboradores, a empresa também pede que outros membros da equipe não viajem para o país nos próximos meses.
A informação foi revelada pelo Wall Street Journal e mostra que a batalha de Elon Musk contra as ordens judiciais do ministro Alexandre de Moares estão afetando todos os seus negócios no Brasil.
O texto obtido pelo WSJ é assinado pelo presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, sendo que ele também disse que deve realocar um pequeno grupo de funcionários que não são brasileiros, mas que estavam no país.
Ao que tudo indica, a decisão de Moraes de congelar as contas da Starlink, uma subsidiária da SpaceX, acendeu o alerta na empresa, uma vez que, na visão do ministro, todas as companhias de Musk fazem parte do mesmo "grupo econômico".
Enquanto recorre do bloqueio das suas contas, a Starlink confirmou que deve bloquear a rede social X (ex-Twitter) nesta semana. Na visão do WSJ, o Brasil "é a joia da coroa" para a empresa, uma vez que o país tem grande potencial para alavancar o uso de internet via satélite.
o Brasil é um mercado importante para a Starlink, dada a sua grande população e áreas remotas, mal atendidas pela infraestrutura de telecomunicações terrestre.
Outro país importante para a Starlink é a Austrália, mas Musk também tem "comprado briga" com o governo do país por conta do X.
Comentários