Segurança 20 Set
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira o vazamento de mais de 53 mil chaves Pix e dados pessoais vinculados a elas no Brasil. As chaves estão cadastradas na Qesh Instituição de Pagamento LTDA (Qesh) e os usuários afetados já estão sendo notificados pela empresa.
Este é o segundo vazamento de chaves Pix apenas em setembro. O caso anterior envolveu chaves da Shopee, mas sem exposição de dados sensíveis.
Segundo o Banco Central, as 53.383 chaves Pix de usuários da Qesh foram expostas entre 10 e 19 de setembro de 2024 com os seguintes dados:
- Nome do usuário;
- CPF;
- Instituição financeira de relacionamento;
- Agência e número de conta.
Felizmente, não é possível obter acesso à conta, realizar movimentações financeiras ou obter outras informações sensíveis com as informações vazadas.
Em resposta, a Qesh afirma que identificou e bloqueou fintechs com atividades fraudulentas envolvendo chaves Pix dos seus usuários.
Se você foi vítima dessa situação e verificou que o pagamento de seu IR ou qualquer transação destinada ao Detran ou PASEP foi direcionado à Qesh Instituição de Pagamento LTDA, solicitamos que entre em contato imediatamente com a nossa ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@qesh.ai, para que possamos proceder com a repatriação do seu dinheiro.
As notificações sobre os usuários afetados estão sendo enviadas pelo aplicativo da Qesh, nunca por ligações, mensagens SMS ou redes sociais.
O Banco Central afirma que já tomou todas as medidas para apuração detalhada do caso e aplicará todas as medidas sancionadoras previstas pela legislação contra a Qesh.
Você pode conferir mais detalhes a respeito do vazamento pelo link abaixo:
- Comunicado do Banco Central - acessar
Por fim, a Qesh pediu desculpas aos seus usuários pelo ocorrido:
Lamentamos por qualquer inconveniente causado e reforçamos nosso compromisso em atuar de forma proativa para prevenir fraudes.
Comentários