Segurança 04 Set
Em boletim de segurança, a Qualcomm revelou que uma vulnerabilidade foi encontrada em seus chipsets, e ao que tudo indica, a ameaça visa atingir usuários de dispositivos Android.
Segundo a fabricante, a falha afeta 64 chipsets, incluindo modelos embarcados em smartphones, modems e módulos de conexão FastConnect. Entre os chips comprometidos estão modelos intermediários como os Snadpragon 660 e 680, além de versões premium, como o Snapdragon 8 Gen 1 e 888 Plus.
Descoberta por pesquisadores do Grupo de Análises de Ameaças do Google e do Laboratório de Segurança da Anistia Internacional, a vulnerabilidade pode ter sido explorada para atingir indivíduos específicos, não grandes grupos; embora ainda haja poucas informações sobre quem pode ter se beneficiado da falha e quem foram as vítimas.
A lista de chips afetados abrange dispositivos de diversas fabricantes, de Motorola e Samsung, até Apple – já que a empresa usou o modem 5G Snapdragon X55 nos iPhones 12. No entanto, ainda não está claro se os usuários da Maçã estão entre os alvos.
A Qualcomm informou que já liberou uma atualização de segurança no mês passado, orientando as fabricantes de dispositivos a implementá-la o mais rápido possível. Logo, se o seu aparelho usa um dos chipsets afetados, é provável que você receba uma correção em breve.
Caso queira conferir a lista de modelos comprometidos, clique aqui para ver o relatório completo divulgado pela Qualcomm. Use a função de buscar na página para tentar encontrar o modelo da marca integrado ao seu aparelho.
Comentários