LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Indonésia proíbe uso e venda de celulares Google Pixel após bloquear iPhone 16

01 de novembro de 2024 36

Atualização (01/11/24) - JB

Além de proibir a venda e uso de qualquer celular da linha iPhone 16, o governo da Indonésia agora vetou a comercialização da família Google Pixel 9.

Assim como no caso da Apple, as autoridades locais dizem que o Google não está cumprindo a lei que prevê que os aparelhos tenham cerca de 40% das peças produzidas localmente.

Febri Hendri Antoni Arief, porta-voz do Ministério da Indústria, disse:

Estamos pressionando com essas regras para que haja justiça para todos os investidores na Indonésia. Os produtos do Google não aderiram ao regulamento que estabelecemos, então eles não podem ser vendidos aqui.

Imagem/reprodução: Google Pixel 9.

Febri disse que os consumidores até podem comprar os smartphones do Google no exterior, mas desde que paguem os impostos necessários na importação.

Ainda assim, o porta-voz também deixou claro que o governo estuda desativar os "telefones vendidos ilicitamente". Comentando o assunto, o Google disse que não comercializa oficialmente seus aparelhos na Indonésia.

Dados divulgados pela IDC mostram que as maiores fabricantes estabelecidas no país são a OPPO e a Samsung, sendo que ambas cumprem as regras do governo.

Além disso, por mais que possa parecer irrelevante para muitos aqui no Brasil, a Indonésia é um dos maiores mercados de smartphones no sudeste asiático e o país está em ampla expansão nas vendas.

Texto original (28/10/24)

iPhone 16: governo da Indonésia proíbe venda e uso dos celulares da Apple

O governo da Indonésia proibiu a venda e até mesmo o uso de qualquer dispositivo da linha iPhone 16, abrindo uma nova disputa com a Apple.

Segundo autoridades do país, a medida considerada enérgica foi tomada porque a Apple não cumpriu uma série de compromissos, sendo que a proibição está sendo estendida até mesmo para unidades já vendidas no exterior.

Na prática, turistas dos Estados Unidos e de outros países podem ser penalizados por usar o iPhone 16 na Indonésia. Comentando o assunto, o ministro da Indústria, Gumiwang Kartasasmita, foi direto.

Se houver um iPhone 16 que possa operar na Indonésia, isso significa que posso dizer que o dispositivo é ilegal. Denuncie para nós.

Imagem/reprodução: acervoTC. A Indonésia resolveu proibir a venda e até mesmo o uso do iPhone 16 sob pena de multa.

Essa proibição na Indonésia inclui até mesmo a não certificação dos aparelhos, uma vez que a Apple prometeu investir cerca de US$ 109 milhões no país e aportou apenas US$ 95 milhões até o momento.

Nós, o Ministério da Indústria, ainda não conseguimos emitir licenças para o iPhone 16 porque ainda há compromissos que a Apple deve cumprir - disse o ministro.

Atualmente, a lei da Indonésia prevê que as empresas estrangeiras que desejam operar no país aportem recursos para ter 40% de produção local. No caso da Apple, a gigante norte-americana prometeu criar um centro de pesquisa e desenvolvimento no país.

Por enquanto, a empresa não comentou o assunto, mas o Apple Watch Series 10 também está na lista de banimento.

Veja mais

9.4 Hardware
7.8 Custo Benefício

Apple iPhone 16

Comparar Aviso de preço
(atualizado em 10 de novembro de 2024, às 10:16)

36

Comentários

Indonésia proíbe uso e venda de celulares Google Pixel após bloquear iPhone 16
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho