Jogos 31 Out
Apex Legends, um dos battle royales mais conhecidos, perderá em breve a compatibilidade total com Steam Deck e Linux. Novamente, como já visto com o GTA 5, o motivo se dá por causa de problemas com anti-cheat. Infelizmente, o jogo da EA era o único do gênero que ainda tinha compatibilidade com o Deck.
Jogos como Fortnite, Valorant, PUBG e outros nunca chegaram a ter qualquer compatibilidade com o portátil, também por causa de anti-cheat. A EA e a Respawn anunciaram hoje que estão removendo o acesso do jogo no sistema de código aberto.
Em nota divulgada em seu blog, a EA explicou que o Linux OS tende a ser uma abertura para diversos problemas com exploits e hacks no jogo, o que resultou na decisão de suspender o acesso. Confira:
Em nossos esforços para combater trapaças no Apex, identificamos o Linux OS como um caminho para uma variedade de exploits e trapaças impactantes. Como resultado, decidimos bloquear o acesso do Linux OS ao jogo.
Os cheats do Linux são realmente mais difíceis de detectar e os dados mostram que eles estão crescendo a uma taxa que requer um nível descomunal de foco e atenção da equipe para uma plataforma relativamente pequena. Há também casos em que cheats para o sistema operacional Windows são emulados como se estivessem no Linux para aumentar a dificuldade de detecção e prevenção
Vale ressaltar que o Steam Deck faz uso do SteamOS, um sistema operacional próprio do portátil que faz uso do Arch Linux. Ou seja, manter o jogo hoje funcionando na plataforma, que não é de grande foco para jogos do tipo, é de grande risco para a experiência de outros jogadores.
Além da EA, a Epic Games e o Fortnite também são contras o uso de Linux, pois segundo Tim Sweeney, o “modelo de ameaça” era muito grande em 2022. A Riot Games, com o Valorant, também demonstra preocupações semelhantes e diz que há diversas formas de usar trapaças com a ajuda do Linux.
Contudo, você pode jogar Apex Legends e vários outros battle royales se instalar um Windows em seu Steam Deck. Embora já tenha lançado drivers específicos para o sistema, a Valve ainda não desenvolveu um instalador dual-boot para facilitar o processo. E aí, o que acha? Usava Linux para jogar Apex? Aproveite e confira outras notícias sobre jogos.
Comentários