Tech 12 Nov
Atualização (13/11/24) - JB
Após o governo dos Estados Unidos proibir a TSMC de vender chips de 7 nm para empresas chinesas, Pequim se manifestou dizendo que a medida prejudica apenas Taiwan.
Para o governo chinês, os EUA estão "jogando a carta Taiwan" para aumentar as tensões comerciais e militares, sendo que a ação deve trazer prejuízos para a TSMC e outras empresas ligadas a produção de chips na ilha.
Os EUA pretendem piorar a situação de Taiwan e tal medida prejudica apenas os interesses de empresas taiwanesas - disse a porta-voz Zhu Fenglian.
Por mais que a ação dos EUA possa atrapalhar e atrasar o desenvolvimento de chips de IA na China continental, Pequim segue apostando na autossuficiência para a produção de chips.
Por isso, o governo deve liberar mais rodadas de incentivos para desenvolver não apenas chips avançados em 7 nm, mas também atrair talentos da própria TSMC.
O movimento deve acelerar mais ainda com o retorno de Donald Trump ao comando da Casa Branca.
Texto original (11/11/24)
A TSMC está sendo proibida de vender chips de 7 nanômetros ou menos para clientes chineses. A mudança de posicionamento começa a valer nesta segunda-feira (11) e foi fruto de uma exigência do governo dos Estados Unidos.
Conforme pessoas ouvidas pelo Financial Times, a proibição está sendo necessária após uma investigação descobrir que uma empresa chinesa estava comprando chips de 7 nm e repassando para a Huawei.
Esses componentes eram usados principalmente para montar GPUs da chinesa que permitem o processamento de Inteligência Artificial. Ou seja, algo que, no longo prazo, pode fazer a China se desenvolver mais rápido que os EUA.
O relatório do FT também diz que qualquer fornecimento de chips avançados da TSMC para clientes chineses precisa de uma aprovação prévia do governo norte-americano.
Por enquanto, o Departamento de Comércio dos EUA não comentou o assunto, enquanto a TSMC ressaltou que tem cumprido todas as sanções.
A TSMC não comenta rumores de mercado. A TSMC é uma empresa cumpridora da lei e estamos comprometidos em cumprir todas as regras e regulamentos aplicáveis, incluindo os controles de exportação dos EUA.
Atualmente, a Huawei tem trabalhado com a SMIC para produzir seus chips de smartphones, mas há chances da empresa também sofrer pesadas sanções no futuro.
Comentários