Curiosidade 09 Out
Ainda no último mês, a Samsung liberou uma atualização de sistema para seus smartphones Galaxy. Nesta, além de novidades mínimas e correções de problemas, a marca trouxe uma versão melhorada do recurso ‘Bloqueador automático’ – e isso pode gerar problemas junto ao Android Auto.
Para quem desconhece o recurso, o ‘Bloqueio automático’ desabilita a comunicação entre o smartphone e qualquer outro aparelho via USB-C – o que pode ser especialmente útil para evitar ataques juice-jacking (quando o usuário pluga o aparelho em uma porta ou cabo USB desconhecido e tem seus dados roubados).
Com o modo ‘Máximo’ do recurso ativado, o aparelho se torna incompatível com qualquer outro dispositivo; a exceção de carregadores. E é justamente aí onde pode morar o problema com o Android Auto.
Já que restringe praticamente qualquer outro dispositivo, isso também inclui carros. Então, a restrição implica que uma conexão com fio com o Android Auto também não funcionará, impossibilitando que o telefone se comunique com a central multimídia do veículo.
Pelo menos, o modo ‘Máximo’ não vem ativado por padrão. Logo, a conexão entre o smartphone e o carro não será quebrada automaticamente. No entanto, se você ativou o recurso recentemente e está tendo problemas de conexão com seu carro, é provável que o ‘Bloqueio automático’ seja o culpado.
Caso queira garantir que a função de segurança não atrapalhará a conexão do seu carro com seu Galaxy, navegue por Config. > Segurança e privacidade > Bloqueio automático > Restrições máximas e desative a chave da opção.
Se fizer questão do recurso de segurança, você pode tentar criar uma rotina para que o modo ative sempre que você desconectar o aparelho do carro.
Comentários