Segurança 11 Nov
O Banco Central do Brasil (BC) confirmou a ocorrência de um vazamento de dados de clientes da Caixa Econômica Federal na última sexta-feira (8). Dentre os dados vazados estão aqueles utilizados para identificar chaves Pix para transferências entre pessoas físicas e jurídicas.
Segundo o BC, dados de 664 chaves Pix foram vazados devido a uma falha pontual nos sistemas da Caixa Econômica Federal. Dentre as informações pessoas expostas estão:
- Nome do usuário;
- CPF;
- Instituição de relacionamento;
- Agência;
- Número e tipo e da conta;
- Data de abertura da conta;
- Data de criação da chave Pix;
- Data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.
Apesar disso, dados sensíveis como senhas, movimentações, saldos financeiros e outras informações sob sigilo bancário não foram vazadas. Os dados expostos não permitem movimentação de recursos, acesso à conta ou outras informações.
Segundo a Caixa, aqueles que tiveram dados vazados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo do banco. O Banco Central e a Caixa alertam que não se comunicam com seus clientes por meio de SMS, telefonemas, e-mail e aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
Você pode conferir mais detalhes sobre o incidente no site oficial do Banco Central do Brasil pelo link abaixo:
- Banco Central do Brasil - acessar
Este é o segundo vazamento de chaves Pix no Brasil em menos de 30 dias. Anteriormente, dados de 53 mil clientes da Qesh foram expostos.
Comentários