Economia e mercado 21 Nov
Foi anunciado há alguns dias que o Ministério da Saúde passará a fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos que ajudarão no tratamento de pessoas com síndrome Parkinson, fazendo com que o sistema consiga tratar mais doenças que podem atingir a população. O medicamento fornecido será o rivastigmina.
O anúncio dos novos tratamentos no SUS foi feito na última quinta-feira (28/11) durante a 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Esse medicamento que será fornecido pelo Ministério ajuda o paciente a ter uma melhor qualidade de vida, visto que ajuda na função cognitiva.
De acordo com os dados fornecidos pelo próprio governo, é esperado que essa iniciativa chegue para beneficiar mais de 33 mil pessoas em todo o Brasil, levando mais qualidade de vida e reforçando tratamento de quem precisa.
Atualmente, o Parkin é a segunda doença neurodegenerativa que mais atinge pessoas no mundo, perdendo apenas para a doença de Alzheimer em termos de frequência. Segundo os dados divulgados pela Conitec, para cada 100 mil indivíduos com mais de 40 anos, há cerca de 100 a 200 casos de Parkinson registrados.
Os números de casos tendem a aumentar de forma significativa a partir dos 60 anos, então garantir que o tratamento esteja disponível para os que dependem do SUS é algo vital para fazer com que os brasileiros possam chegar em uma idade avançada de forma saudável.
Agora, resta esperar pelos resultados positivos que o tratamento deve apresentar ao longo dos próximos meses e anos. Não deixe de conferir outras notícias sobre saúde e mais.
Comentários