Segurança 09 Jan
Apesar dos mais diversos benefícios trazidos pela inteligência artificial, ainda há muitas dores de cabeça surgindo por meio dessas tecnologias, como é o caso dos vídeos criados por deepfake. Diversos políticos já tiveram suas imagens usadas com essa tecnologia de IA e o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi um dos alvos dos vídeos.
Como resposta, o caso será investigado pela Polícia Federal. O vídeo em questão mostra o ministro falando sobre “taxar tudo esse ano”, além de comentar sobre novos impostos sobre bichinhos de estimação e muito mais.
Ao todo, o vídeo tem uma duração de 30 segundos e mostra Haddad dando uma entrevista e falando todas essas coisas. Obviamente, o governo destaca que isso tudo não passa de uma notícia falsa.
O vídeo chegou até mesmo a ser publicado eplo ex-ministro do governo anterior Osmar Terra, que ficou “em dúvida” sobre a veracidade do vídeo e perguntou se era algo de fato feito por inteligência artificial ou se o Ministro da Fazenda estava realmente falando sobre impostos.
Advocacia Geral da União (AGU) pediupara que o Facebook excluísse as publicações sobre o deepfake ou que fossem alteradas para trazer um novo contexto real da situação. O perfil responsável pelo vídeo é conhecido no TikTok por fazer vídeo manipulados por deepfake, como já aconteceu com o presidente Lula e até mesmo figuras como o Gustavo Lima.
A Polícia Federal então investigará a origem do vídeo em questão e como foi feita sua disseminação. E aí, já chegou a ver o vídeo? Não deixe de aproveitar também para ver mais notícias sobre o governo atual.
Comentários