Segurança 10 Jan
A segurança é algo muito importante para qualquer tipo de rede social, principalmente aqueles cujo foco está na troca de mensagens diretas. Para melhorar o seu aplicativo de mensagens, o Google Mensagens, a gigante da tecnologia está avançando com o suporte para criptografia Messaging Layer Security (MLS), que foi anunciado em meados de 2023.
Em uma recente desmontagem de aplicativo feito pelo pessoal do Android Authority, foi descoberto que a versão beta mais recente do Google Mensagens conta com o suporte para a criptografia MLS, que é o próximo passo do RCS rumo à interoperabilidade E2EE em aplicativos e também plataformas.
Por meio da desmontagem de APK citada, o pessoal do site conseguiu encontrar um código com o nome “Zinnia” que, segundo o Android Authority, é um tipo de codinome para a criptografia MLS que o Google tem usado em seu mensageiro.
Também foi possível ativar a criptografia enquanto era feita a desmontagem do código do aplicativo. Abaixo, temos algumas capturas de tela postada que mostram o valor do protocolo de criptografia definido como 1 dentro do código. O valor 0 dele mostra que o padrão está sendo usado para RCS.
Na atual versão da beta do Google Mensagens, é possível ativar a criptografia MLS para conversas individuais usando alguns sinalizadores. Já para conversas em grupo, o valor segue definido como 0. E aí, o que acha de mais configurações de privacidades em conversas? Veja mais novidades do Google e os seus produtos aqui.
Comentários