Segurança 25 Jun
Um novo Ransomware baseado em inteligência artificial chegou a fazer vítimas até no Brasil. As informações são da Check Point Research, que descobriram alguns detalhes sobre o uso dessa ameaça. Nesse sentido, foi constatado que ela conseguiu fazer mais de 80 vítimas dentro do período de 1 mês.
Em geral, esse malware surgiu no final de 2024 e o grupo por trás dele, o FunkSec, investe em técnicas de extorsão dupla. Ou seja, ele consegue misturar o roubo de dados com criptografia para conseguir pressionar os alvos a pagarem pelo resgate, que requerem o pagamento de valores na casa dos US$ 10 mil.
Ainda de acordo com a companhia de segurança cibernética, o uso da IA nesse programa se deu para acelerar o seu desenvolvimento, bem como otimizar suas capacidades. Com isso, a conclusão dada pela empresa é de que falta conhecimento técnico. Portanto, pode ser que os criminosos sejam inexperientes.
O grupo de ransomware tem sede na Argélia e ter seus principais alvos nos Estados Unidos e Índia. Esses dois países representando 21% e 18% dos alvos, respectivamente, segundo o relatório da Check Point Research. Mesmo assim, o Brasil aparece com 5% entre as principais vítimas registradas.
Vale destacar que o FunkSec também comercializa ferramentas para ataques de negação de serviços (DDoS), geração de senhas e gerenciamento remoto de desktop. Além disso, alguns membros disseram ter se envolvido com atividades Hacktivistas
Confira também: o relatório divulgado que colocou o Brasil como o país que mais sofre ataques de Ransomware e a loja que foi atacada no final de 2024.
Comentários