
Apple 21 Jan
A Advocacia Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a rede social TikTok para que a plataforma removesse uma postagem que continha um vídeo manipulado por Inteligência Artificial onde o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fazia declarações sobre uma suposta "taxação dos pobres".
Na manhã desta terça-feira (21), o vídeo foi removido pelo TikTok, sendo que a rede social se comprometeu a seguir todas as diretrizes e regras para evitar a propagação de desinformação.
Um detalhe importante elencado pela AGU é que o vídeo já tinha sido retirado anteriormente e está sendo repostado pelo mesmo usuário repetidas vezes.
O vídeo extrapola os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito - disse a AGU.
Os advogados da União também dizem que o vídeo viola até mesmo os termos do próprio TikTok, uma vez que a rede social possui tópicos específicos para "conteúdo gerado por IA".
A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa.
O mesmo vídeo também foi postado no Facebook e Instagram, sendo que o deepfake foi removido após notificações da AGU.
No material falso, Haddad diz frases como: "teremos impostos do cachorrinho de estimação; se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também”, além de “imposto das bets: se perdeu, o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso”.
Haddad chegou a gravar um vídeo verdadeiro, desmentindo todo o conteúdo falso e alertando os brasileiros sobre a propagação de fake news.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários