
Economia e mercado 04 Dez
12 de março de 2025 50
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, criticou Elon Musk e disse que a Starlink é, na verdade, um "projeto de poder". A declaração aconteceu na abertura de um curso sobre democracia e comunicação digital.
Moraes também disse que o avanço da Starlink representa uma ameaça à soberania nacional, uma vez que o Brasil só conseguiu agir porque as big techs dependem de antenas e servidores instalados em cada país.
Contudo, por possuir satélites em baixa órbita, a Starlink tem potencial para ignorar as decisões judiciais emitidas por qualquer tribunal no Brasil.
Por enquanto nós conseguimos manter a nossa soberania. É uma questão de soberania nacional. É a nossa jurisdição. Porque as big techs precisam das nossas antenas e dos nossos sistemas de telecomunicações. Por enquanto.
Moraes citou como exemplos as suas decisões no Supremo, que geralmente são encaminhadas para que a Anatel faça o bloqueio dos acessos. Contudo, ele reconheceu que o X (ex-Twitter) também é de propriedade de Elon Musk e isso pode se tornar uma arma para ser usada em conjunto com a Starlink.
No Brasil hoje só tem 200 mil pontos. A previsão é chegar em 30 milhões de pontos, no Brasil. E aí não adianta cortar antena. É um jogo de conquista de poder, sendo feito ano após ano, e, se a reação não for forte agora, vai ser muito difícil conter depois.
O ministro ainda salientou que as big techs tem assumido posição política e, diante da falta de regulação do setor, é necessário que o judiciário aplique as leis atuais para punir eventuais abusos.
As big techs têm lado, tem posição econômica, religiosa, política, ideológica, e programam seu algoritmo para isso.
No momento, Moraes segue sendo relator do inquérito das fake news e do caso envolvendo a rede social Rumble, que se recusa a seguir ordens emitidas pelo STF.
O ministro também atuou no bloqueio da rede social X e conseguiu fazer com que a empresa indicasse um representante legal no país.
Ainda assim, ele defende que o Congresso Nacional aprove uma lei para regulamentar as big techs, amenizando assim a pressão exercida no judiciário.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários