LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alexandre de Moraes diz que Starlink de Elon Musk pode ser um risco à soberania nacional

12 de março de 2025 50

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, criticou Elon Musk e disse que a Starlink é, na verdade, um "projeto de poder". A declaração aconteceu na abertura de um curso sobre democracia e comunicação digital.

Moraes também disse que o avanço da Starlink representa uma ameaça à soberania nacional, uma vez que o Brasil só conseguiu agir porque as big techs dependem de antenas e servidores instalados em cada país.

Contudo, por possuir satélites em baixa órbita, a Starlink tem potencial para ignorar as decisões judiciais emitidas por qualquer tribunal no Brasil.

Por enquanto nós conseguimos manter a nossa soberania. É uma questão de soberania nacional. É a nossa jurisdição. Porque as big techs precisam das nossas antenas e dos nossos sistemas de telecomunicações. Por enquanto.

Imagem/reprodução: Alexandre de Moraes. Ministro do STF critica Elon Musk e a expansão da Starlink no Brasil.

Moraes citou como exemplos as suas decisões no Supremo, que geralmente são encaminhadas para que a Anatel faça o bloqueio dos acessos. Contudo, ele reconheceu que o X (ex-Twitter) também é de propriedade de Elon Musk e isso pode se tornar uma arma para ser usada em conjunto com a Starlink.

No Brasil hoje só tem 200 mil pontos. A previsão é chegar em 30 milhões de pontos, no Brasil. E aí não adianta cortar antena. É um jogo de conquista de poder, sendo feito ano após ano, e, se a reação não for forte agora, vai ser muito difícil conter depois.

O ministro ainda salientou que as big techs tem assumido posição política e, diante da falta de regulação do setor, é necessário que o judiciário aplique as leis atuais para punir eventuais abusos.

As big techs têm lado, tem posição econômica, religiosa, política, ideológica, e programam seu algoritmo para isso.

No momento, Moraes segue sendo relator do inquérito das fake news e do caso envolvendo a rede social Rumble, que se recusa a seguir ordens emitidas pelo STF.

O ministro também atuou no bloqueio da rede social X e conseguiu fazer com que a empresa indicasse um representante legal no país.

Ainda assim, ele defende que o Congresso Nacional aprove uma lei para regulamentar as big techs, amenizando assim a pressão exercida no judiciário.

Veja mais


50

Comentários

Alexandre de Moraes diz que Starlink de Elon Musk pode ser um risco à soberania nacional
  • Estou com o ministro Alexandre de Moraes

      • Esse cara é um lunático! Starlink é só uma conexão, não tem nada a ver com redes sociais, pra quem leu a matéria é fácil de entender, esse boçal, ditador de merda acha que está acima de acordos internacionais e da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, agora me digam: quem quer retrocesso? Quem quer ficar estagnado em país de terceiro mundo? Quem quer ficar atrasado em tecnologias e inovações? Estamos em 2025 e ainda encontramos barreiras por causa de indivíduos como este que só atrapalham o crescimento do país, velha política e estadismo, FASCISMO MASCARADO e acusam os outros do eles mesmos fazem, HIPÓCRITAS! O Brasil precisa de gente qualificada no governo, precisamos de administradores, gestores, economistas e cientistas, não precisamos de políticos, CHEGA!

        • O congresso tem que deixar de ser covarde e colocar esse projeto de ditador no lugar dele, e também reforçar a constituição que impede a censura.

          Internet é fundamental para o desenvolvimento do país e crescimento da economia, a Starlink está permitindo o desenvolvimemto de áreas do interior que sempre foram deixadas de lado.

          • Sem entrar no merito do que ele disse, mas é um fato que Moraes ja se tornou um grande player politico no pais, e por esse motivo deveria sair da magistratura e pleitear uma vaga no legislativo ano que vem e exercer em sua plenitude o papel de legislador que ele vem se propondo a fazer no judiciario, e parar de fingir que ainda é um juiz imparcial. "Se um juiz entra na arena política, participa de debates públicos, expressa opiniões sobre assuntos controversos, entra em disputa com figuras públicas da comunidade ou critica publicamente o governo, ele não será visto como atuando judicialmente quando presidir como juiz em uma corte e decidir litígios a respeito dos quais tenha expressado opiniões..." - Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

            Independente de lado A ou B, se concorda ou se discorda com suas decioes.
            Moraes hoje é um politico-Partidario completo, que é incompativel com sua posição de magitrado. e isso é um fato.

            • %uD83E%uDD5A: risco à soberania nacional (eu).

              %uD83E%uDD21

                • A Soberania Nacional depende de "Regulamentação Já". A Ucrânia foi humilhada por Trump, o Vice e o 666(Musk), quem tem olhos pra ver, Veja.

                    • FALA O CARA QUE TENTA MANDAR PRENDER CIDADÃOS AMERICANOS NOS EUA, DESRESPEITANDO DÉCADAS DE ACORDOS JURÍDICOS ACEITOS POR TODAS AS NAÇOES DEMOCRÁTICAS DO MUNDO. FALA O CARA QUE MANDA ORDENS DE CENSURA IGUALMENTE AS MATRIZES DE EMPRESAS, DE NOVO, NOS EUA, DESRESPEITANDO AS LEIS QUE PROTEGEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO LÁ (e desrespeitando a liberdade de expressão garantida em nossa Constituição também) E, DE NOVO, DESRESPEITANDO ACORDOS QUE ESTÃO EM VIGÊNCIA A DÉCADAS!

                        • Sim com certeza, até assino a Starlink aqui na minha casa pra ajudar o Elon Musk a acabar com essa ditadura verde e amarela mais rápido

                            • Está confirmado !
                              Esse cara tem mesmo é uma perseguição pessoal contra o Elon, mas vai quebrar a cara

                              • Concordo plenamente, Moraes homem do bem de caráter e honesto. Já Musk e Trump 2 racistas e Nazistas, que querem espionar e roubar as riquezas do brasil. A destruída Ucrânia eles já conseguiram, eos Bozónaristas sujos que defende essa corja sumam do meu pais, vão pros USA não queremos racista, nazista no Brasil sumam fdp. Essa é pr vcs Hugo8888, suvaco, número, Samsung _user, Diego_Sales, kimaster, superhero, Pedrobrowl, Boydroid, Pulguinha, Starbaby, Gustavo _001 e Henry 7. O pai de todos os Fakes sumam do meu pais fdp chupa rolas do Trump.

                                • Assino embaixo, os Estados Unidos não gostam de atacar empresas chinesas alegando segurança nacional, por quê o Brasil não pode, ainda mais sabendo do caráter duvidoso do Elon Musk.

                                    • vai pra china comer ratos e baratas, quem sabe vc vira vegano porra e para de comer carne brasileira

                                        • E aqui um monte de puxa saco do Musk, aquele que disse claramente em uma postagem do Twitter dele que: DARIA GOLPE NO PAÍS QUE ELE QUISESSE e isso não é uma Fake News, ele postou isso sim.

                                        • Esse projeto tupiniquim de ditador já perdeu a lucidez faz tempo...

                                            • O Brasil está entregue!
                                              Mesmo que você não gosta de Alexandre..
                                              Um Americano não deveria ter acesso as nossas coisas

                                              Povo que aqui é cego.. Parece jogo de futebol eterno esse país!
                                              O Brazil é a próxima Ucrânia.

                                              • musk já até parou de zoar com o coitado e ele ainda n larga osso

                                                  • EI MORAES, VAI TOMA NO CU!

                                                    • Papo de DITADOR!

                                                        • Que tára ele.tem nesse muskitao e no gengivão

                                                            • CONCORDO

                                                                • BLA BLA BLA CONSTITUICAO
                                                                  BLA BLA BLA SOBERANIA
                                                                  BLA BLA BLA DIREITO AO VOTO
                                                                  BLA BLA BLA ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO

                                                                  No final estamos sendo roubados de todos os lados, nada para o povo e tudo pra eles.

                                                                  Essas falas não colam mais, quem cai nessa baboseira ai é burro mesmo.

                                                                    • esse desgraçado que é um risco para o país

                                                                        • Esse cara ficou neurótico com o Musk, plmd...

                                                                            • Xandinho deve sonhar toda noite com Musk. Parece até obsessão.

                                                                                • E ele mentiu?
                                                                                  Mesmo que você seja de direita e ou esquerda e discorde das atitudes dele no aspecto político !

                                                                                  Empresas Como Meta tem acesso a nossas conversas!
                                                                                  Google nossa localização, fotos, senha, wi-fi.

                                                                                  A galera critica a China mas são os únicos que não se renderam a app ou serviços Americanos!

                                                                                  O Brasil está de pernas abertas!
                                                                                  E a galera acha normal!
                                                                                  Vocês parecem que em uma guerra, os EUA sabem de tudo de nós!

                                                                                  Recursos minerais..
                                                                                  Hoje é a Ucrânia! Amanhã é o Brasil

                                                                                  • O Xandao e o Musk se amam no fim das contas. Um dá propósito de vida ao outro.

                                                                                    • Agora já tá virando doença?

                                                                                        • O cabeça de ovo ainda não superou o Musk, a Starlink está aproximando as pessoas de lugares remotos ao resto do mundo, o medo do governo brasileiro é que a Starlink tenha o monopólio desse ramo já que empresas brasileiras jamais chegarão ao nível que a empresa do Musk está, e alcançando monopólio o governo não poderá derrubar a empresa apenas por birra já que vai afetar milhares de brasileiros esquecidos do resto do mundo

                                                                                            • vai olhar o que o elon musk fez na ukrania, ameaçando tirar o acesso deles via starlink, pra deixar o exército ukraniano as cegas, só pra por causa da briga como zelensky brigou com o trump, dai tu vai confiar em uma comunicação dessa?

                                                                                            • As Big Techs já estão todas regulamentadas, caso contrário, não estariam operando no mundo todo.

                                                                                              Android

                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                              Android

                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                              Especiais

                                                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                              Software

                                                                                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2