
Economia e mercado 13 Mar
14 de março de 2025 10
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve usar a Inteligência Artificial para localizar membros integrantes de facções criminosas nas redes sociais.
Segundo a pasta, a IA deve comparar imagens publicadas nas plataformas com cadastros governamentais, fontes policiais, do judiciário, portais da transparência e de juntas comerciais.
Com isso, diante do "descuido" dos criminosos, será possível identificar o local da postagem, seja por localização listada na própria rede social ou por meio de metadados.
Para realizar essa tarefa, a Secretaria Nacional de Polícia Penal deve comprar softwares capazes de fazer a varredura e cruzar os dados usando IA. O valor total é de R$ 1,5 milhão, sendo que serão 11 sistemas de reconhecimento de padrões em bases abertas.
Na justificativa, um estudo do governo salienta que muitos criminosos usam as redes sociais e acabam deixando escapar informações valiosas para as autoridades.
existem ações vulneráveis cometidas pelos criminosos que podem ser exploradas pela inteligência, dentre as quais o fato de necessitarem celeridade nas comunicações, o que pode fazer com que haja um descuido na transmissão dos dados, como: postagem de fotos em redes sociais, compartilhamento de geolocalização, ancoramento de dispositivos para fornecimento de internet a terceiros, entre outros. Nesse diapasão, a segurança nacional depende de inteligência preditiva segura, permitindo a exposição e identificação focada em ameaças antes que danos sejam causados.
O governo também poderá usar essas ferramentas para combater o terrorismo, crimes violentos, agitação social, operações de influência, além de crimes financeiros e de exploração sexual de menores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários