
Economia e mercado 19 Mar
19 de março de 2025 8
O aplicativo Passwords foi introduzido com o iOS 18 como uma central onde os usuários podem guardar as suas senhas e sincronizá-las entre dispositivos diferentes. Entretanto, pesquisadores da Mysk, uma empresa especializada em segurança online, descobriram que uma vulnerabilidade no Passwords expôs os dados de milhões de pessoas a ataques de hackers.
A pista sobre a falha de segurança foi encontrada no Relatório de Privacidade de Aplicativos do iPhone publicado pela própria Apple, onde é mencionado que o Passwords usou tráfego HTTP inseguro para se comunicar com 130 sites. A vulnerabilidade foi reconhecida pela própria Apple em um relatório de segurança publicado hoje.
'Isso deixou o usuário vulnerável: um invasor com acesso privilegiado à rede poderia interceptar a solicitação HTTP e redirecionar o usuário para um site de phishing,' disse a Mysk em um relatório ao 9to5Mac.
O problema é que o Passwords usou este tipo de conexão para fornecer ícones de sites e redefinição de senha aos usuários, o que permitiu que hackers interceptassem o tráfego e inserissem páginas falsas para roubar logins e senhas.
A empresa de cibersegurança até publicou um vídeo no seu canal oficial no YouTube, demonstrando como hackers podem interceptar a conexão para aplicar ataques de phishing:
No vídeo acima, a Mysk mostra como é possível redirecionar o tráfego do Apple Passwords para uma página falsa de phishing, um método de ataque que rouba dados do usuário. Na demonstração, a Mysk adicionou propositalmente um banner indicando que o site é falso, o que obviamente não é feito por criminosos.
A Mysk expressou a sua preocupação e decepção com uma falha de segurança tão grande em um aplicativo utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, pois a Apple promove o uso da ferramenta em todos os seus dispositivos:
Ficamos surpresos que a Apple não tenha imposto HTTPS por padrão para um aplicativo tão sensível. Além disso, a Apple deve fornecer uma opção para usuários preocupados com a segurança desativarem completamente o download de ícones. Não me sinto confortável com meu gerenciador de senhas constantemente fazendo ping em cada site para o qual mantenho uma senha, mesmo que as chamadas enviadas pelo Passwords não contenham nenhum ID.
A empresa ressalta que a interceptação tem um único requisito para acontecer: o invasor precisa estar conectado à mesma rede WiFi que a vítima, o que pode facilmente acontecer em redes públicas, como de aeroportos e cafeterias.
Felizmente, a falha de segurança foi corrigida com o iOS 18.2 em dezembro, quase três meses após do lançamento do Passwords, com as notas de segurança sendo lançadas somente agora pela Apple.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários