
27 Abril 2016
07 de outubro de 2015 5
A BBC relatou um alerta de Edward Snowden de que a GCHQ, agência de espionagem do Reino Unido, tem a capacidade de invadir smartphones com mensagens de texto criptografadas e ganhar "controle total" do dispositivo.
Segundo o delator, existe uma uma coleção de programas de espionagem, chamada "suíte Smurf", que a agência pode usar para invadir os telefones de suspeitos de terrorismo. Snowden disse que o acesso pode ser obtido pelo envio de uma mensagem de texto criptografado e assim usar o aparelho para coisas como tirar fotos e escutar conversas.
Uma dessas ferramentas é chamada de "Dreamy Smurf", e permite que o GCHQ possa ligar telefones celulares sem o usuário saber. Há também "Nosey Smurf", que pode ser usado para ligar o microfone do telefone. Outra ferramenta na "suíte Smurf" do GCHQ é "Tracker Smurf". Ele pode ativar o recurso de geolocalização do smartphone, que permite que agências de inteligência possam rastrear com precisão a localização do usuário.
Um dos programas da suíte da GCHQ é voltado para proteger o sistema de invasão de alvos que detectam algo errado. É chamado de "Paronoid Smurf". Se um usuário suspeitar que algo está acontecendo com seu smartphone e tentar inspecioná-lo, o Paronoid esconde o software espião da GCHQ.
Snowden explicou ainda, como mencionado no início da matéria que a GCHQ ganha acesso a smartphones com uma mensagem de texto simples.
É chamado de 'exploit'. Essa é uma mensagem especialmente criada que manda um texto para o seu número como qualquer outra mensagem de texto, mas ele chega ao seu telefone escondido de você. Ele não será exibido. Você paga [pelo telefone], mas a pessoa que controla o software se torna o dono do aparelho
Uma vez a GCHQ ganha acesso ao aparelho de um usuário, a agência é capaz de ver "para quem você faz chamada, o que você mandou em uma mensagem, as coisas onde você navegou, a lista de seus contatos, os locais onde esteve , as redes sem fio que seu telefone está associado."
Snowden também falou sobre a relação entre GCHQ e o seu homólogo norte-americano. "A GCHQ é para todos os efeitos, uma subsidiária da NSA. Eles [a NSA] fornecem tecnologia, eles fornecem tarefas e direção sobre o que eles [GCHQ] deveriam ir atrás."
A NSA aparentemente possui um programa semelhante à Suíte Smurf usada pela GCHQ em que é relatado ter gasto US$ 1 bilhão, em resposta ao aumento do uso de smartphones por terroristas.
As agências tem como alvo os suspeitos de envolvimento com o terrorismo ou outros crimes graves como a pedofilia, mas "para descobrir quem são esses alvos, eles têm de recolher dados em massa".
Eles dizem, e em muitos casos isso é verdade, que eles não estão indo ler seu e-mail, por exemplo, mas eles podem e se eles fizeram você nunca saberá
O governo acredita que os relatos de Snowden causam um grande prejuízo nos esforços de combate ao terrorismo pelas agências de inteligência.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários