LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tenha algumas novidades do Galaxy S9 em seu S8 | Tutorial do TudoCelular

09 de março de 2018 36

O Galaxy S9 é o mais recente flagship da Samsung lançado pela empresa este mês. Anunciado na MWC 2018, o TudoCelular pôde conferir as principais mudanças da nova linha de smartphones topo de linha da gigante sul-coreana. Enquanto a novidade não chega por aqui, iremos ensinar como ter alguns destes recursos no seu Galaxy S8.

Para ter os recursos do Galaxy S9 em seu S8 é necessário instalar uma ROM customizada. Neste caso, testamos a Alexis ROM encontrada no fórum XDA. Tenha em mente que realizar este tipo de modificação em seu smartphone pode acabar acarretando na perda da garantia. Além disso, o TudoCelular não se responsabiliza por eventuais erros que possam acontecer.

Arquivos necessários:

O procedimento é o mesmo para o Galaxy S8 e S8 Plus. A Alexis ROM é compatível com ambos os aparelhos. Também é possível usar o mesmo tutorial para instalar outras ROMs em seu Galaxy S8, mas tenha em mente que nem todas são compatíveis com ambos os modelos.

Preparando o smartphone

Antes de seguir com o tutorial, é preciso liberar o bootloader do seu Galaxy S8. Para isso, vá até a opção Sobre o telefone > Informações do software e toque 7 vezes no número de compilação. Será exibida uma mensagem informando que o ‘modo desenvolvedor’ está liberado. Volte a tela duas vezes e acesse Opções do Desenvolvedor.

Agora basta ativar a opção Debloquear por OEM, caso a mesma esteja desativada no seu aparelho. Uma mensagem de alerta informa que alguns recursos deixarão de funcionar ao realizar modificações no Galaxy S8, incluindo o Samsung Pay e Knox. Realizar modificações no software do aparelho resultará na perda destes recursos de forma irreversível. Tenha certeza que pretende seguir adiante.

Arquivos no microSD

Copie os arquivos para o cartão microSD do seu Galaxy S8. É importante que a ROM e o zip que desabilita a encriptação estejam na memória externa, pois iremos formatar a memória interna na hora de configurar o TWRP. É importante saber que os arquivos passados pelo recovery são sempre em formato .zip. Nunca descompacte a ROM ou qualquer outra modificação que você pretenda instalar em seu smartphone.

O ODIN deve ser descompactado no seu PC, preferencialmente na tela inicial. Na pasta você encontrará um executável (não sendo necessário instalar o aplicativo). O arquivo do TWRP deve permanecer compactado em formato .tar.

Modo download

Agora com o desbloqueio por OEM ativado em seu celular, basta desligar o aparelho para entrar no modo de recuperação. Para isso, após o aparelho estar desligado segure os botões ‘volume menos + Bixby + power’ para entrar neste modo. Uma tela verde emite um alerta de segurança. Você precisa apertar ‘volume mais’ para confirmar que pretende realizar modificações em seu Galaxy S8.

Ao conectar o smartphone em seu PC, verifique se a porta COM no ODIN ficou na cor azul. Isso significa que a ferramenta reconheceu seu smartphone. Caso não aconteça, será necessário instalar os drivers da Samsung.

Passando o TWRP via ODIN

No ODIN temos quatro slots do lado direito: BL, AP, CP e CSC. Você enviará o arquivo do TWRP pelo slot AP. Basta clicar no botão respectivo e selecionar o arquivo .tar que você baixou. Tenha muito cuidado para não escolher o slot errado. Além disso, o arquivo do TWRP é diferente para cada modelo do Galaxy S8. Tenha certeza que fez download da versão compatível com seu aparelho.

Agora vem a parte mais importante do nosso tutorial. Ao clicar em ‘Start’, você deve segurar os botões ‘volume mais + Bixby + power’ antes que o celular reinicie e tente carregar o Android. Ao aparecer a tela do TWRP poderá soltar os botões e então realizar as modificações necessárias para instalar a Alexis ROM.

Usando o TWRP

Ao entrar no TWRP você deve selecionar a opção ‘Keep read only’, também conhecido como ‘modo leitura’. Na tela seguinte selecione Wipe > Format data e digite ‘Yes’. Agora volte para a tela inicial e selecione Reboot > Recovery. Isso fará com que o celular reinicie e volte para o TWRP.

Selecione mais uma vez a opção ‘Keep read only’. Na primeira tela você deve selecionar ‘Install’, escolher a partição do cartão microSD e procurar pelo arquivo zip que desabilita a encriptação do Android. Após selecionar o arquivo basta puxar a barra azul para a direita.

Feito isso é só repetir o mesmo procedimento para instalar a Alexis ROM. Quando o arquivo for carregado você entrará na tela de configuração da ROM. Nela é possível escolher o CSC (sendo recomendado o ZTO dentro do grupo Europa), os arquivos e serviços da Samsung a serem instalados, algumas modificações e até o tema padrão da interface.

Após isso, basta finalizar e escolher a opção ‘Reboot System’. O primeiro boot normalmente é mais demorado e ao cair na tela de configuração do Android basta seguir a configuração tradicional (mesma de quando você liga um aparelho Android pela primeira vez).

Realizando modificações

Caso tenha feito alguma escolha na instalação da ROM que não tenha sido do seu agrado, basta reinstalar o arquivo zip novamente. Desta vez, você deve escolher a opção ‘Dirty Install’, que evitará que os dados sejam apagados, mantendo todos os apps e configurações realizadas na ROM.

O procedimento é igual para outras ROMs, mas cada uma oferece recursos diferentes para escolha do usuário. Também é bom estar ciente que você não receberá mais atualizações da Samsung. Para ter correções de segurança será necessário esperar que o dev da ROM lance novas versões.

  • O Samsung Galaxy S9 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

36

Comentários

Tenha algumas novidades do Galaxy S9 em seu S8 | Tutorial do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista