LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 12 finalmente ganhou uma versão final; conheça as novidades

18 de setembro de 2018 41

A espera finalmente acabou! A versão final do iOS 12, novo sistema operacional móvel que havia sido apresentado durante a WWDC18, acaba de ser liberada.

Com a chegada da nova versão da plataforma, donos de iDevices compatíveis se beneficiarão não só de uma experiência de uso refinada – trazendo mais desempenho para dispositivos mais antigos e aperfeiçoando os mais novos – como também de novos recursos, muitos dos quais já havíamos conhecido nas versões de testes.

Abaixo citaremos alguns dos que merecem destaque:

Notificações agrupadas

Em vez de visualizar uma longa lista de notificações, como ocorria no iOS 11 e versões prévias, o iOS as mostrará agrupadas por apps e por dia – pasta tocar no app e conferir todas.

É possível deletar uma notificação em particular apenas deslizando sobre ela; notificações poderão ser configuradas para serem exibidas ou não na tela inicial.

A escolha delas também poderá ser feita com a ajuda da Siri, que pode sugerir quais desativar, baseando as sugestões no padrão de uso.

Modo 'Não Perturbe' incrementado

Um novo recurso disponível para o modo Não Perturbe permitirá que usuários não sejam incomodados com milhares de notificações pouco antes de dormir ou logo quando acordam.

Ele não exibirá as notificações corriqueiras na tela principal até que o Não Perturbe seja desativado.

O recurso pode, inclusive, ser agendado para ativação durante um horário específico ou durante um determinado evento ou localização.

Atalhos da Siri

Dinamizar um fluxo de trabalho ficará ainda mais interessante no iOS graças ao novo recurso "Atalhos da Siri. Ele va sugerir apps na tela de bloqueio que podem, no final das contas, acabar fazendo uma grande diferença no dia-a-dia.

Usuários podem, por exemplo, dizer à Siri que perderam as chaves, e ela automaticamente ativará o aplicativo do rastreador inteligente que havia preso à elas e as encontrará.

Ao entrar no cinema, Siri pode sugerir a ativação do modo "Não Perturbe"; quando anotando lembretes do aniversário de parentes ou amigos, ela vai lembrá-lo de ligar ou enviar um SMS. Os Atalhos da Siri também estarão disponíveis no Apple Watch e HomePod.

Mais do que Animojis: Memojis

Uma das novidades interessantes do iOS 11 foram os Animojis, personagens 3D animados que acompanham expressões faciais com precisão graças aos sensores do Face ID.

Eles fizeram bastante sucesso – principalmente entre a criançada – e até deram origem ao Animoji Karaoke; no iOS 12, os emojis animados agora podem rastrear até a língua do usuário, bem como piscadelas.

Além disso, donos de aparelhos compatíveis com o recurso também poderão criar um Memoji, que como o próprio nome já diz, se trata de um Animoji personalizado com suas características.

É Possível personalizar a cor dos olhos, pele, cabelo, orelhas, sobrancelhas, e muito mais – e ele até pode ser utilizado como seu rosto durante uma chamada no FaceTime (ótimo para aqueles dias que não queremos nem nos olhar no espelho).

Face ID aprimorado

A versão mais recente da plataforma móvel da maçã trouxe melhorias interessantes ao Face ID, permitindo agora, por exemplo, que sejam cadastrados dois rostos para desbloquear os dispositivos.

A segunda opção, chamada "aparência alternativa", pode ser bem útil quando, por exemplo, você quiser liberar o acesso do portátil para seu cônjuge ou algum outro familiar.

Outra novidade bacana fica por conta do escaneamento do rosto; No iOS 11, ao falhar quando detectando um rosto, o sistema imediatamente pedia um código numérico.

Agora, ele deixará que o usuário deslize para cima na Tela de Bloqueio para tentar autenticar mais uma vez com o Face ID.

Maior controle de dados móveis

Às vezes nosso plano de dados móveis acaba antes do esperado e não sabemos o motivo – no iOS 11 já era possível ter uma noção do tráfego, porém, algo não tão detalhado.

O novo sistema da maçã conta com um recurso que permite analisar melhor os dados gastos em cada app, dando um controle mais granular ao usuário sobre que apps ele deverá evitar usar quando estiver com a franquia perto de acabar.

Melhoria nas fotos

Além de trazer um app Fotos melhorado, o iOS 12 também aperfeiçoa o "Modo Retrato", dando um controle ainda melhor no desfoque de fundo.

A câmera agora gera uma máscara capaz de separar melhor o sujeito ou objeto em primeiro plano e o fundo, o que resulta em uma captura com acabamento ainda mais profissional.

Outro detalhe é que arquivos no formato RAW poderão ser importados no iOS 12 diretamente para o iPhone ou iPad, sem precisarem ser convertidos no PC ou Mac antes.

Maior controle de bateria

O recurso "Saúde da Bateria", introduzido no iOS 11.3, finalmente saiu da fase de testes, e no iOS 12 ele continua entregando informações detalhadas sobre o consumo de carga feito por cada um dos apps.

Um gráfico mostra o padrão de uso nas últimas 24 horas e pelos dois últimos dias, o que vai facilitar bastante para o usuário detectar aquele app "guloso" que está consumindo mais carga.

Apple Maps redesenhado

O aplicativo nativos de mapas da maçã ganhou um belo redesign no iOS 12, incluindo informações ainda mais detalhadas sobre os terrenos.

Com isso, ele fica ainda mais próximo do Google Maps e, quem sabe, pode finalmente deslanchar em vários mercados.

Sem capturas de tela acidentais

No iPhone X com iOS 11 ao tocar nos botões de volume inferior e liga/desliga ao mesmo tempo, o usuário acabava criando um screenshot (até mesmo quando a tela estava desligada).

Isso acabava, muitas vezes, lotando a galeria com diversas imagens de captura de tela, que precisavam depois ser deletadas manualmente.

O problema foi resolvido no iOS 12, que só vai permitir capturas de tela quando a mesma estiver ativa e o aparelho desbloqueado – uma mudança pequena e super necessária.

Compartilhamento de localização com serviços de emergência

Antes ao ligar para serviços de emergência o usuário não compartilhava a informação sobre sua localização, o que é algo que, no final das contas, pode até mesmo acabar salvando vidas em algumas situações.

A maçã atentou para esse grande problema, e agora no iOS 12, o iPhone compartilha automaticamente a localização de forma segura com serviços de emergência.

Isso é feito através da combinação da tecnologia HELO da maçã, das torres de sinal celular, GPS e pontos de acesso Wi-Fi.

Multitarefas melhorado

Na versão prévia do iOS, quando usando o iPhone X em multi-tarefas era necessário tocar e segurar nas janelas dos apps para só depois poder fechá-las.

A partir de agora, basta deslizar a janela para cima e pronto, o aplicativo será encerrado.

Experiência de uso unificada no iPad

Donos de modelos do iPad compatíveis com o iOS 12 serão contemplados com os gestos do iPhone X, o que deve unificar a experiência de uso.

Os tablets da maçã passarão a ter o Centro de Controle e Centro de Notificações acionados deslizando da parte superior esquerda e direita, assim como no smartphone borderless da maçã.

Controle sobre o tempo de uso

Um dos recursos mais aguardados nos iOS 12 trata-se da habilidade de gerenciar o tempo gasto em cada um dos aplicativos.

É possível verificar quantas horas o usuário gasta em redes sociais, jogos ou apps de produtividade, e até mesmo criar limitadores de tempo com alarme para cada um desses perfis de uso.

Essa será uma ótima forma de controlar, por exemplo, vício em determinados aplicativos, uma bela ferramenta para pais e responsáveis terem ainda mais controle sobre o uso dos portáteis pelas crianças e adolescentes.


41

Comentários

iOS 12 finalmente ganhou uma versão final; conheça as novidades
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista