LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SDK do Fuchsia OS agora faz parte do AOSP e exibe dispositivo com suporte para novo sistema do Google

12 de dezembro de 2018 27

O Google está cada vez mais próximo de apresentar oficialmente a sua próxima grande aposta para o mercado de sistemas operacionais em todo o mundo. Deixando o Android de lado após dez anos de desenvolvimento constante e grandes evoluções, a Gigante das Buscas já está trabalhando no seu sucessor que ainda não possui data de lançamento confirmada, mas há expectativas para que seja apresentado a partir de 2020.

Assim como ocorreu há algumas semanas, um novo commit foi postado pela equipe de desenvolvimento do Android revelando um "manifesto" primário para o Android Open Source Project que curiosamente inclui uma build prévia do SDK do Fuchsia OS.

O kit de desenvolvimento (SKD) é utilizado por uma companhia para desenvolver o software do futuro dispositivo. Com a inclusão do SDK do Fuchsia OS - ainda nem mesmo apresentado oficialmente - dentro do AOSP, fica cada vez maior a possibilidade para que o Android e Fuchsia possam "conversar entre si" e apresentar uma integração maior para facilitar a migração entre o atual sistema para o próximo.

Prévia da interface prévia do Fuchsia OS rodando em um smartphone.

Além do SDK dentro do AOPS, outra novidade extremamente curiosa está no caminho destinado para "device/google/fuchsia", onde indicaria que um dispositivo do Google com Fuchsia OS estaria em desenvolvimento.

Isso parece muito óbvio, visto que atualmente a empresa já possui a linha de produtos Pixel com smartphones, notebooks, tablets e acessórios da própria companhia. Mas apesar disso, ainda não existem grandes novidades a respeito do aparelho em desenvolvimento; design, especificações e outros detalhes podem surgir apenas no próximo ano.

O sistema que o Google sempre quis

Prévia da interface prévia do Fuchsia OS rodando em um notebook.

O Fuchsia OS será o grande triunfo do Google para a próxima década em relação aos sistemas operacionais; há indícios que a companhia pretende fazê-lo com suporte total da própria desenvolvedora, apontando que o Fuchsia seria atualizado pela própria Google ao invés de ter que esperar a boa vontade das fabricantes de smartphones.

Foi praticamente confirmado que o novo sistema poderá rodar em aparelhos recentes lançados em 2017, como por exemplo o Honor Play. Em registro oficial no Fuchsia Gerrit, fórum para o desenvolvimento do novo sistema do Google, vimos que o código base do Fuchsia OS, chamado de Zircon, agora possui suporte para o chipset Kirin 970.

Tal novidade reforça a chance da Google apresentar o Fuchsia OS com possibilidade de rodar em smartphones mais atuais (ou mais antigos, visto que o sistema será apresentado em um ou dois anos).

Além disso, já sabemos que o Fuchsia será um sistema operacional responsivo e funcionará em todas as plataformas, sendo uma mistura do Android com o Chrome OS que o Google sempre sonhou. O SO poderá funcionar tanto em notebooks e tablets como em smartphones e até outros aparelhos inteligentes como Smart Displays, relógios e outras variedades de aparelhos.

Seja como for, o Fuchsia OS deve ser apresentado apenas a partir de 2019, com maior possibilidade de lançamento em 2020. Ansiosos?


27

Comentários

SDK do Fuchsia OS agora faz parte do AOSP e exibe dispositivo com suporte para novo sistema do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista