LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Correria! Huawei acelera testes de seu sistema operacional após sete anos de desenvolvimento

11 de junho de 2019 28

A Huawei vive dias turbulentos desde que as tensões com o governo norte-americano atingiram seu auge com o fim da parceria com o Google. Depois disso, uma série de problemas, com outras empresas cortando relações com a gigante chinesa, se seguiram.

Contudo, a crise vivida pela empresa serviu para que ela seguisse um plano contingencial que pode se transformar em oportunidade, já que a empresa tem acelerado os testes de seu sistema operacional, que deve substituir o Google nos smartphones da marca.

Se nenhum acordo comercial for celebrado entre as partes, o prazo de noventa dias para que o Google e outras empresas norte-americanas desembarquem de vez dos smartphones da Huawei acaba em breve, e a empresa deverá adotar definitivamente uma nova plataforma para seus dispositivos.

Mantidas essas condições, devemos ver um Huawei OS em funcionamento num futuro próximo, embora ele tenha sido visto com os nomes Ark OS e HongMeng. Contudo, o sistema começou a ser desenvolvido muito antes de Donald Trump considerar a Huawei como ameaça à segurança nacional - e depois dito que o banimento tem raízes em questões políticas e econômicas, com a possibilidade de entrar em um acordo comercial com a China. O sistema operacional da Huawei vem sendo projetado há sete anos. Por isso que a empresa já afirmava estar preparada para perder o Android.


Contudo, apesar do tempo que vem sendo trabalhado, o HongMeng ainda é um sistema inacabado, apesar dos diversos testes internos. O calcanhar de Aquiles no momento é a compatibilidade do Android em todo o sistema que, em tese, permitiria que o download e execução de todos os aplicativos criados para a plataforma do Google rodasse diretamente na plataforma.

Isso, obviamente, precisa de tempo e cuidado para funcionar perfeitamente. Desde 2012, o objetivo desse projeto ambicioso que foi mantido em sigilo era trazer os melhores recursos dos principais sistemas operacionais e melhorá-los. Embora o Ark OS seja tratado internamente como brilhante - um "microkernel leve que pode reagir rapidamente a ajustes e lotes" - ainda não está claro o quanto a Huawei está próxima de decifrar o código de compatibilidade do Android.


Se a empresa atingir esse estágio de compatibilidade, talvez não seja necessário que desenvolvedores criem versões diferentes de aplicativos para a loja da Huawei. Essa pode ser a principal razão para que o sistema operacional não tenha atingido ainda estágio comercial. Contudo, se não houver acordo com o Google, a Huawei não terá outra alternativa se não lançar o seu sistema operacional mesmo não estando pronto.

A Huawei teria enviado 1 milhão de smartphones com o sistema HongMeng para avaliação antes do lançamento, o que deve aumentar a chance de vazamentos em breve. Por enquanto, o que se sabe é que o OS terá foco em segurança, com funções aprimoradas para proteger dados pessoais, algo que a Huawei quer ver espelhados em diversos dispositivos, além de smartphones.

Vale observar se o público ocidental terá resistência ao novo sistema operacional da Apple - a empresa retomou a presença em mercados como o Brasil. Por enquanto, o mercado chinês permanecerá importante para os negócios da empresa.


28

Comentários

Correria! Huawei acelera testes de seu sistema operacional após sete anos de desenvolvimento
  • "O calcanhar de Aquiles no momento é a compatibilidade do Android em todo o sistema que, em tese, permitiria que o download e execução de todos os aplicativos criados para a plataforma do Google rodasse diretamente na plataforma."

    Ou seja, não fizeram o básico do básico pro sistema ter a minima chance de competir...

    Pra efeito de comparação, tanto o Sailfish da Jolla, quanto o Tizen da Samsung tem suporte a apps do Android, até mesmo o finado Ubuntu Touch tinha...

    Querem que acreditemos que isso ai foi feito em segredo por 7 anos kkk

    • A Huawei pode vir ter a chance de virar o jogo sendo talvez a única empresa independente em tecnologia. 5g e no seguimento mobile se isso acontecer tem que agradecer o Mr.tump!!!

        • Concordo com vc. Como eu disse em matérias anteriores a pressão criada pelo presidente americano pode ser um tiro no pé, pois além de provocar a criação de concorrência ao Android ainda expôs a a Google a uma quebra de confiança junto aos consumidores mundiais que acreditavam que o Android era um produto para o público e agora vemos que se trata de um produto que serve as necessidades da indústria. A Huawei iniciou um processo sem volta que se inicia na China que tem a maior indústria de smartphones do mundo e vai se espalhar pelo mundo com os smartphones chinesas. Bem feito ao Trump.

            • Exatamente.
              Agora a Huawei e a China em geral sabem que não podem confiar em americanos.
              Evidentemente que o S.O. já vem, de cara, com centenas de milhões de consumidores cativos.
              Será fácil a implantação dele no mercado.

                • No mercado chines vc diz. Mas e no resto do mundo? Onde vivemos..Por exemplo aqui...se a gente comprar um smart deles..e usar esse S.O. teremos suporte aos principais aplicativos/serviços? Eis a questao. Parecido com o Windows Phone mas bemm pior..eu nao vou comprar um cel q nao consiga fazer nada do q usamos aqui..nem acessar app de banco..falar com amigos no whatss (ou similar). Preciso dessas coisas...q "gps" vou usar?? Ou simples mapas..do sistemas de satelites russo Glonass? Duvido q nem mapas da America do sul tenham...mapas detalhados das cidades entao esquece. E buscador de noticias e pesquisas..sera o Portal Baidu? Nao é sarcasmo..serio..sao coisas q ate fico curioso pra saber como a Huawei conseguira contornar e CRIAR soluçoes e sem PARCERIAS nao americanas complica muito. O Windows Phone nao decolou..torci por ele e olha q era americano e so nao teve apoio da Google..e vimos. Vamos ter q usar email do governo chines? É possivel..pois se o sistema é chines..pode ocorrer. Torço pro Trump voltar atras.Huawei seria muito bem vinda pra quebrar alguns quase monopolios..mas sem apoio dos EUA (suas empresas e tecnologia delas desde o chip ate satelitrs, buscadores..dominios) fica dificil..mas tem meu voto de torcida sim..pela Huawei..queria esse P30 Pro mas chegou salgado demais pra dizer q ele era diferente da concorrencia..entao nos do BR tb nao saimos ganhando quase nunca tb..rs

                • A Huawei pode

                    • Não é a toa que está entre as melhores companhias do mundo!!

                        • Sistema da Apple?

                            • Ansioso pra ver esse novos sistema.

                                • O sistema da Huawei será baseado no Android, mesmo esquema adotado pela Vivo, sistema operacional que vem no vivo iq00. A diferença que para instalar apps terá que baixar o Google play, situação parecida que ocorre no iPhone.

                                  • Eu tenho um p20, não troco por nada

                                      • Alguém tem imagens desse sistema?

                                          • EUA de bosta sabe que a huawei tá comendo todas as empresas de smartphones e ficou em choque quando ela destruiu a Apple agora quando ia derrubar a Samsung o Trump fez essa safadeza... O que a grana não faz né... Mas pode ser que ela volte overpower e mega hypada com OS novo Mate 30 arregaçando batendo 500 mil no antutu com kirin 990 e fim huawei wins

                                            • Só assim para termos um terceiro SO , a males que vem para o bem e quem vai se lascar nessa briga sera o TRUMP .

                                                • Sacanagem dos EUA mano kk

                                                    • Interessante é a persistencia da Huawei em manter ativo no mercado

                                                        • Ansioso para usar essa belezinha.
                                                          A Huawei é, simplesmente, imparável.
                                                          Estão tentando bloquear o Android, vem o ArkOS.
                                                          Estão tentando bloquear o processador, vem o Kirin.
                                                          Tentaram bloquear o cartão SD, veio o NM. Aí, desistiram do bloquear.
                                                          O interessante será quando a China só permitir que a Apple comercialize seus aparelhos no País com esse S.O.
                                                          Caso contrário, será expulsa.
                                                          Com derrubada das vendas, a Apple será ultrapassada pela Xiaomi e Oppo, que já estão bem perto disso.

                                                          • hauhuahuhauhauhauhauhauahuahuahauhauhauahauh....

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista