LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nada de doces! Google oficializa Android 10 como novo nome do sistema

22 de agosto de 2019 34

O Google finalmente anunciou o nome da nova versão do Android e acabou quebrando uma antiga tradição. Isso porque o software que deveria ter seu nome associado a algum doce com a letra "Q" deve se chamar apenas Android 10.

Em uma postagem no seu blog oficial, a gigante das buscas afirma que está melhorando a maneira como nomeia seus lançamentos. Segundo a empresa, a ideia é oferecer nomes mais simples para proporcionar "acessibilidade", uma vez que certas sobremesas não existem em todos os países do mundo:

Nós ouvimos feedback ao longo dos anos de que os nomes nem sempre foram entendidos por todos na comunidade global. Por isso, resolvemos simplificar [...] Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um tão populares em muitas partes do mundo.


O Google ainda usou outros exemplos, uma vez que as letras "L" e "R" nem sempre são distinguíveis em todos os idiomas. Assim, em alguns países era difícil saber que o Android Lollipop foi lançado após o KitKat. Por isso, a gigante das buscas preferiu aproveitar esse momento para oferecer uma grande alteração:

Nós achamos que na versão 10, com 2,5 bilhões de dispositivos ativos, era a hora correta de se fazer essa mudança importante.

Outra mudança que pode parecer um tanto sutil foi feita no logotipo do Android. O texto que antes era verde agora está preto como forma de facilitar a leitura, algo que é positivo quando pensamos em acessibilidade. Veja as mudanças no vídeo abaixo:

A paleta de cores do robozinho verde também foi modificada para melhorar o contraste. O Google explica:

É uma pequena mudança, mas descobrimos que o texto verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais. O logotipo geralmente é embaralhado com cores que dificultam a sua visualização. Por isso, criamos um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste.

Por enquanto, apesar de anunciar as mudanças, a empresa não confirmou uma data para que o sistema comece a ser distribuído entre os usuários. De toda forma, muita gente acredita que faltou um pouco de criatividade no Google e isso fez a empresa abandonar o uso de sobremesas como nome do software.

O que achou do novo nome do Android? Vai sentir falta dos doces? Faltou criatividade? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


34

Comentários

Nada de doces! Google oficializa Android 10 como novo nome do sistema
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista