LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nada de doces! Google oficializa Android 10 como novo nome do sistema

22 de agosto de 2019 34

O Google finalmente anunciou o nome da nova versão do Android e acabou quebrando uma antiga tradição. Isso porque o software que deveria ter seu nome associado a algum doce com a letra "Q" deve se chamar apenas Android 10.

Em uma postagem no seu blog oficial, a gigante das buscas afirma que está melhorando a maneira como nomeia seus lançamentos. Segundo a empresa, a ideia é oferecer nomes mais simples para proporcionar "acessibilidade", uma vez que certas sobremesas não existem em todos os países do mundo:

Nós ouvimos feedback ao longo dos anos de que os nomes nem sempre foram entendidos por todos na comunidade global. Por isso, resolvemos simplificar [...] Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um tão populares em muitas partes do mundo.


O Google ainda usou outros exemplos, uma vez que as letras "L" e "R" nem sempre são distinguíveis em todos os idiomas. Assim, em alguns países era difícil saber que o Android Lollipop foi lançado após o KitKat. Por isso, a gigante das buscas preferiu aproveitar esse momento para oferecer uma grande alteração:

Nós achamos que na versão 10, com 2,5 bilhões de dispositivos ativos, era a hora correta de se fazer essa mudança importante.

Outra mudança que pode parecer um tanto sutil foi feita no logotipo do Android. O texto que antes era verde agora está preto como forma de facilitar a leitura, algo que é positivo quando pensamos em acessibilidade. Veja as mudanças no vídeo abaixo:

A paleta de cores do robozinho verde também foi modificada para melhorar o contraste. O Google explica:

É uma pequena mudança, mas descobrimos que o texto verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais. O logotipo geralmente é embaralhado com cores que dificultam a sua visualização. Por isso, criamos um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste.

Por enquanto, apesar de anunciar as mudanças, a empresa não confirmou uma data para que o sistema comece a ser distribuído entre os usuários. De toda forma, muita gente acredita que faltou um pouco de criatividade no Google e isso fez a empresa abandonar o uso de sobremesas como nome do software.

O que achou do novo nome do Android? Vai sentir falta dos doces? Faltou criatividade? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


34

Comentários

Nada de doces! Google oficializa Android 10 como novo nome do sistema
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular