LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10X não estaria apresentando bom desempenho ao rodar apps executáveis

15 de maio de 2020 16

O Windows 10X, a nova geração do sistema operacional da Microsoft, chegou ao mercado com a proposta de entregar aos usuários uma plataforma única universal, capaz de rodar em qualquer tipo de arquitetura e formato, seja ou não touchscreen, dual-screen, etc.

Dessa forma, a empresa evitaria erros como, por exemplo, foi o Windows RT e várias outras edições que acabaram não deslanchando e deixaram muitos usuários na mão em termos de suporte de software.

Com o lançamento de portáteis como o Surface Neo, ficou claro que a Microsoft precisaria, de fato, de um sistema ligeiramente diferente do que temos atualmente no Windows 10, e até então, a proposta do Windows 10X tem se mostrado bem interessante.

O problema é que, como toda e qualquer plataforma ainda em fase de desenvolvimento, a equipe por trás do software está encarando alguns problemas que, caso não sejam resolvidos, poderão acabar comprometendo em parte a experiência de uso.

E um deles refere-se aos aplicativos Win32 (.exe) que, no caso do Windows 10X, precisam ser “virtualizados” (entenda como uma espécie de emulação). De acordo com artigos publicados recentemente pelo portal WindowsLatest, a Microsoft não está satisfeita com o desempenho desses apps.

Quando rodando em plano de fundo, o software acaba tendo desempenho prejudicado até mesmo para funções básicas como, por exemplo, compartilhamento de tela e o envio de notificações.

Outro obstáculo diz respeito à incompatibilidade de diversos desses apps, mostrando que eles, de fato, ficam bem atrás dos UWP (Universal Windows Apps) e PWA (Progressive Web Apps) em termos de desempenho.

Apesar dos UWP e PWA serem, de fato, o futuro dos apps, sabemos que muitos usuários ainda necessitam rodar apps tradicionais, e pensar que o desempenho e bateria vão ser comprometidos pode acabar desencorajando o uso da nova plataforma.

De qualquer forma, estamos falando de um sistema que ainda está em desenvolvimento, com lançamento programado apenas para 2021 – com sorte, até lá a equipe da Microsoft vai ser capaz de solucionar esses gargalos.


16

Comentários

Windows 10X não estaria apresentando bom desempenho ao rodar apps executáveis
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 57.622 mortes em 1.344.143 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular