LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC 2020: Apple anuncia iOS 14 inspirado no Windows Phone e leva widgets à tela inicial

22 de junho de 2020 122

Depois de tantos anos, dezenas de conceitos e funcionalidades adotadas em outros sistemas operacionais de concorrentes, grandes novidades estão finalmente chegando ao novo iOS 14. Anunciado durante a conferência WWDC 2020 nesta segunda-feira, a nova versão da plataforma chega oferecendo mudanças que fazem toda diferença.

Quem vai poder atualizar para o iOS 14?

Com o anúncio do novo sistema operacional da Apple a pergunta volta a colocar um certo temor em quem possui modelos mais antigos do iPhone. Felizmente, todos os smartphones apresentados pela gigante de Cupertino nos últimos cinco anos serão atualizados para o novo iOS 14. Confira a lista:

Uma nova homescreen inspirada pelo Windows Phone

Começando pela página inicial, a Apple implementa agora os widgets entre ícones de aplicativos, podendo personalizar ainda mais a homescreen do seu smartphone. É inevitável olhar para a nova funcionalidade e não ver as grandes semelhanças com o recurso de Blocos Dinâmicos que estreou com o Windows Phone 7 e ainda é implementado atualmente com o Windows 10.

Os usuários poderão arrastar o widget diretamente da nova tela "galeria de widgets" (), ou selecionar durante a edição da tela inicial onde os ícones ficam todos dançando. Há também um novo widget "Smart Stack", onde um cartão de 4 colunas por 2 linhas muda de widget dependendo da necessidade, alternando entre calendário, relógio, clima, e-mail, fotos e outros que você pode selecionar previamente.

Nova tela inicial do iOS 14 apresenta widgets largos que lembram, inevitavelmente, o Windows Phone.

Uma gaveta para os ícones que você não quer na tela inicial (como no Android)

Outra novidade fica para a "galeria de aplicativos" (App Gallery), que automaticamente organiza toda a sua lista de aplicativos para que você não se perca na infinidade de páginas criadas na tela inicial, que agora é mais customizável que nunca.

Além de poder selecionar o número de páginas visíveis na homescreen, ao deixar os aplicativos em outras telas o iOS 14 une todos eles na galeria de aplicativos, criando uma espécie de "gaveta" para aqueles que não estão na tela inicial, algo que ocorre no Android desde sua concepção.

Modo picture-in-picture (PIP) do iOS 14 leva funcionalidade do macOS e Android aos iPhones.

Modo picture-in-picture do macOS e app de tradução

Mais uma grande novidade fica para o modo picture-in-picture para vídeos no iOS. Assim como no macOS, você pode ajustar o tamanho da janela flutuante e até mesmo escondê-la caso queira que apenas o som seja reproduzido, deixando o vídeo rodando em segundo plano, mas o som ainda em execução.

A Apple também adicionou um aplicativo dedicado de tradução, onde permite que o usuário possa conversar em sua língua nativa enquanto a tradução aparece imediatamente na tela do smartphone para que a outra pessoa passa entender e responder. O recurso estará disponível entre 11 línguas: português, inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe e russo.


Siri redesenhada e menos intrusiva

As conversas com a Siri agora não serão mais as mesmas. Ao invés de apresentar a mesma tela sem graça de tantos anos, agora a assistente virtual do iOS chega em mais diferentes formatos: os usuários só precisam ativá-la para que a bolha apareça e, dependendo do conteúdo da resposta, a Siri apresentará diferentes sugestões.

Como por exemplo ao questionar pelo clima, uma espécie de curta notificação vai surgir no topo da tela para exibir momentaneamente o resultado, acompanhado pela resposta de voz. Caso você queira saber qual a lista de compras, o mesmo acontece.

Aplicativos de terceiros finalmente podem ser configurados como padrão

Um dos recursos mais cobiçados dos outros sistemas operacionais é a função de mudar aplicativos padrão de e-mail, mensagem, navegador, mapas e vários outros. A função é bem semelhante ao Android e Windows 10: se não gosta como um aplicativo nativo trabalha, a partir de agora você pode escolher entre um outro aplicativo baixado para gerenciar as funcionalidades.

Há também o novo "App Clip", uma espécie de atalho para que você possa utilizar características ou serviços de um aplicativo sem precisar baixá-lo. A novidade conta com suporte para tag NFC e código visual QR-core e, entre os exemplos dados, pode ser utilizado para abrir um app de aluguel de patinete sem que o usuário o tenha instalado.

O aplicativo CarPlay também está ganhando melhorias: com a chegada do iOS 14 vai permitir aplicativos customizáveis e novas categorias de apps como aplicativos de estacionamento, carregadores e fastfood. Chaves via NFC também serão possíveis em veículos habilitados, sendo o BMW 5 Series 2021 o primeiro modelo a contar com a característica: basta aproximar o smartphone do carro para abri-lo.

Rotas de bicicleta agor mostram elevação do trecho, alertas para escadas e acesso de vias com ciclofaixas e mais.

Novidades para Messages e Apple Maps

No iOS 14 a Apple também apresenta mudanças para o Messages. Agora os seus contatos ou conversas mais importantes podem ser acessados com maior facilidade ao fixar no topo, algo que vimos em outros apps de conversação como Telegram e WhatsApp. Ao mencionar uma pessoa, a notificação agora é direcionada apenas a ela caso você esteja em um grupo. Para finalizar, a empresa adicionou novos acessórios ao Memoji, incluindo uma opção com máscara facial em tempos de pandemia.

O Apple Maps também está recebendo uma série de melhorias: a partir de agora os usuários poderão ver guias de recomendação feitos por empresas como a Zagat e AllTrails para que você descubra novos ambientes. Além disso, o suporte para rotas de bicicletas está finalmente sendo adicionada, com direções e informações detalhadas como elevação, caminhos, locais com escadas e mais. Por enquanto, a novidade é exclusiva para as cidades de Nova Iorque, Los Angeles, a área da baía de São Francisco, Xangai e Pequim.


122

Comentários

WWDC 2020: Apple anuncia iOS 14 inspirado no Windows Phone e leva widgets à tela inicial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista