LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft confirma adoção de sistema de multi-janelas nativo do Android no Surface Duo

25 de julho de 2020 6

Após anos de dificuldades com seu Windows Phone, a Microsoft cedeu e anunciou no final do ano passado o Surface Duo, primeiro dispositivo Android da companhia. O aparelho é um conceito diferente de dispositivo dobrável, sendo equipado com duas telas em um formato mais próximo do acessório Dual Screen do LG Velvet, com o diferencial de possuir uma robusta dobradiça que o permite ser rotacionado em 180º.

Agora, a companhia anunciou através de postagem em seu blog oficial que seu Surface Duo fará uso do sistema de gerenciamento de multi-janelas nativo do Android, o Jetpack Windows Manager. A medida permitirá que o uso de múltiplas janelas no novo dispositivo da Microsoft funcione de maneira semelhante à vista no Samsung Galaxy Z Flip, em que os aplicativos reagem ao posicionamento da tela do celular.

O Jetpack Windows Manager é o responsável pela flexibilidade das janelas no Galaxy Z Flip, interpretando se o aparelho está aberto, flexionado ou fechado.

A própria solução da gigante de Redmond, o Microsoft Surface Duo SDK, já permite que os desenvolvedores tenham acesso às informações do posicionamento da tela, mas o uso da API da Google facilitará o trabalho durante o desenvolvimento de um app, considerando que tais recursos podem ser implementados com um único código, ao invés de haver uma versão específica para o Surface Duo. A companhia dará liberdade para que os criadores escolham entre sua própria solução, que já está pronta, e a da Google, que encontra-se em estágio alfa.

O uso do sistema nativo de multi-janelas do Android facilitará a vida de desenvolvedores, que precisarão programar a função apenas uma vez.

O Microsoft Surface Duo ainda não tem data de lançamento definida, mas se levarmos em consideração sua recente passagem pelo FCC, órgão norte-americano similar à Anatel, não deve demorar muito para que o aparelho faça nova aparição, ou mesmo seja lançado. A companhia já havia anunciado que o dispositivo chegaria ao mercado neste ano, com boatos relatando uma tentativa da dona do Windows de ofuscar a chegada do Galaxy Z Fold 2.

O Microsoft Surface Duo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

Microsoft confirma adoção de sistema de multi-janelas nativo do Android no Surface Duo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 138.977 mortes em 4.624.885 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review