Google 24 Jul
Após anos de dificuldades com seu Windows Phone, a Microsoft cedeu e anunciou no final do ano passado o Surface Duo, primeiro dispositivo Android da companhia. O aparelho é um conceito diferente de dispositivo dobrável, sendo equipado com duas telas em um formato mais próximo do acessório Dual Screen do LG Velvet, com o diferencial de possuir uma robusta dobradiça que o permite ser rotacionado em 180º.
Agora, a companhia anunciou através de postagem em seu blog oficial que seu Surface Duo fará uso do sistema de gerenciamento de multi-janelas nativo do Android, o Jetpack Windows Manager. A medida permitirá que o uso de múltiplas janelas no novo dispositivo da Microsoft funcione de maneira semelhante à vista no Samsung Galaxy Z Flip, em que os aplicativos reagem ao posicionamento da tela do celular.
A própria solução da gigante de Redmond, o Microsoft Surface Duo SDK, já permite que os desenvolvedores tenham acesso às informações do posicionamento da tela, mas o uso da API da Google facilitará o trabalho durante o desenvolvimento de um app, considerando que tais recursos podem ser implementados com um único código, ao invés de haver uma versão específica para o Surface Duo. A companhia dará liberdade para que os criadores escolham entre sua própria solução, que já está pronta, e a da Google, que encontra-se em estágio alfa.
O Microsoft Surface Duo ainda não tem data de lançamento definida, mas se levarmos em consideração sua recente passagem pelo FCC, órgão norte-americano similar à Anatel, não deve demorar muito para que o aparelho faça nova aparição, ou mesmo seja lançado. A companhia já havia anunciado que o dispositivo chegaria ao mercado neste ano, com boatos relatando uma tentativa da dona do Windows de ofuscar a chegada do Galaxy Z Fold 2.
Comentários