LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adobe Flash: plug-in será completamente removido do Windows 10 a partir de julho de 2021

04 de maio de 2021 26

Atualização (04/05/2021) - Por GS

Já faz um tempo que os usuários do Windows começaram a ser informados sobre a despedida do saudoso Adobe Flash Player. O SO começou a desinstalar o plug-in através daatualização manual KB4577586 de 2020, mas esta semana, a Microsoft confirmou que irá remover completamente o Flash Player através de duas atualizações que serão lançadas futuramente.

Durante o lançamento da atualização "C" de junho, que é uma prévia da atualização que será lançada mês que vem, a empresa irá incluir a KB4577586 para Windows 10 de versão 1809 e superior.

Depois disso, ela se tornará parte obrigatória das atualizações da Patch Tuesday, bem como em todas as Atualizações Cumulativas Mais Recentes lançadas em seguida.

A partir de julho de 2021, a KB4577586 “Atualização para Remoção do Adobe Flash Player” será incluída nas Atualizações Cumulativas Mais Recentes para Windows 10, de versão 1607 e Windows 10, versão 1507. A KB também será incluída nos Lançamentos Mensais e nas Atualizações exclusivas de Segurança para Windows 8.1, Windows Server 2012 e Windows Embedded 8 Standard.

A Microsoft afirma que quando você faz o upgrade para Windows 10 versão 21H1, programada para ser lançada esse mês, o Flash será removido. Você pode escolher instalar manualmente a KB4577586 através do Catálogo para remover o Flash Player de seus dispositivos. TA atualização também está disponível para sistemas mais antigos, tais como Windows 8.1 e Windows Server 2012.

Atualização - 28/12/2020 por JS

Não é novidade para o público que o famoso plug-in Adobe Flash vai ser descontinuado no dia 31 de dezembro. E, após realizar uma atualização que traz a notificação sobre o triste fim desse recurso, agora a empresa está informando sobre isso os usuários do Windows 10 de maneira mais constante.

Notificação de remoção do Adobe Flash no Windows 10 (Imagem: SlashGear)

Isso porque a Adobe está enviando notificações via pop-up de maneira constante para mostrar que o fim se aproxima. A recomendação da empresa com esta mensagem é que a desinstalação seja feita ou que esse lembrete apareça em outra oportunidade.

Algo que não deve ser muito adiado por questão de segurança do usuário, já que o plug-in pode ser acessado remotamente e essa ação pode ser prejudicial para dados importantes.

Matéria original - 10/12/2020

Após o Windows receber uma atualização que impende a reinstalação do Flash, a Adobe está oficializando a última atualização do plug-in lançado em 1996 que marcou toda uma geração com diversos conteúdos interativos como animações, jogos e muito mais. As notas desse último update ainda trazem os cumprimentos da Adobe para aqueles que acompanharam o Flash durante todo esse tempo.

"Queremos agradecer a todos os nossos clientes e desenvolvedores que usaram e criaram um conteúdo incrível para o Flash Player nas últimas duas décadas"

O Adobe Flash já não é mais compatível com a maioria dos navegadores, incluindo até mesmo as versões mais recentes do Edge da própria Microsoft, que bloqueia a execução dele caso esteja instalado no sistema.

A nota de atualização se finaliza da seguinte forma:

Estamos orgulhosos de que o Flash tenha desempenhado um papel crucial na evolução do conteúdo da Web através de animação, interatividade, áudio e vídeo. Estamos entusiasmados em ajudar a guiar a próxima era de experiências digitais.

No Brasil o Flash desempenhou papel essencial em diversos sites de humor, jogos e vídeos que estão ativos até hoje e devem continuar podendo ser utilizados por meio do Ruffle, um emulador de código aberto que pode ser instalado no computador para execução de conteúdos que precisam do Flash e continuará disponível mesmo após 12 de janeiro de 2021, quando o plug-ing será oficialmente bloqueado em todos os sites.

Se você quiser relembrar alguns dos jogos e animações que marcaram o Flash basta acessar o Internet Archive, um site que se dedica em preservar conteúdos memoráveis da web e já conta com mais de 1000 jogos e animações com o plug-in.

Atualmente já temos grandes substitutos bem mais eficientes que o Flash em questão de segurança, velocidade e consumo de energia, tais como o HTML5, o WebGL e o WebAssembly, que dispensam a instalação de plug-ins e já se tornaram o padrão da web atual.

O que lhe vem a mente quando falamos de Adobe Flash? Conte nos comentários.

Saiba mais


26

Comentários

Adobe Flash: plug-in será completamente removido do Windows 10 a partir de julho de 2021
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020