LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Harmony OS 2.0: Huawei lança seu sistema operacional para celular em versão beta

16 de dezembro de 2020 40

Conforme o divulgado recentemente a Huawei realmente lançou o Harmony OS 2.0 para celulares. O novo sistema operacional que deve tentar competir com o Android da Google foi oficializado em versão beta e já conta com recrutamento para desenvolvedores testarem a novidade.

Segundo a Huawei a ideia é criar um super terminal para Internet das Coisas no celular, que poderá ser utilizado como um controle remoto universal para todos os eletrodomésticos conectados numa casa. Para isso ela firmará parcerias com devs e empresas do ramo, visando integrar cada vez mais seu sistema em mais dispositivos.

Imagem: GizmoChina

Para isso, ela já está disponibilizando o DevEco Studio 2.0, que poderá ser utilizado no Windows e no Mac para criação de aplicativos utilizando mais de 15 mil APIs para celulares, TVs, dispositivos vestíveis carros e até máquinas onde o Harmony OS 2.0 poderá ser instalado.

O DevEco Studio 2.0 ainda tem simuladores de dispositivos e uma linha direta com especialistas da Huawei no Harmony OS 2.0 para retirar dúvidas em tempo real para que o desenvolvimento seja impulsionado ao máximo. Além disso, desenvolvedores também receberão mais de 40 códigos de amostra para criar aplicativos para celular.


O Harmony OS tem suporte a aplicativos Android, contando com milhares de apps disponíveis para download desde já pela App Gallery, embora não seja compatível nativamente com nenhum do Google, que exigem uma certificação da empresa americana para funcionar.

O sistema ainda tem suporte a atualizações OTA e uma lista com os principais dispositivos suportados já foi liberada:

Imagem: GSMArena

Como você pode ver acima já é possível testar no Harmony OS no Huawei P40, P40 Pro, Mate 30, Mate 30 5G, Mate 30 Pro e Mate 30 Pro 5G. Além do tablet Huawei MatePad Pro em todos os 3 modelos com WiFi, LTE e 5G.

A atualização para o novo sistema será entregue via OTA, ou seja, não é preciso ir até um centro ou loja da empresa para alterar o sistema operacional do seu telefone. Caso você tenha interesse em testar essa versão beta basta acessar a página do link abaixo (em chinês) para se inscrever. Após a aprovação um e-mail será enviado com mais detalhes de como proceder:

  • Inscrições para testar o Harmony OS 2.0 beta - acessar

Por fim, caso você deseje ver o Harmony OS 2.0 beta em ação, confira o vídeo abaixo onde um o Huawei P40 aparece com o novo sistema operacional:

Como você pode ter notado, a interface é similar a EMUI 11 já utilizada nos dispositivos da Huawei, entretanto o Harmony OS se adaptará a qualquer tamanho de tela. Para isso, desenvolvedores poderão utilizar mais de 50 controles de interface adaptáveis. Veja como eles se comportarão:

Vale dizer que é aconselhável fazer um backup caso você deseje instalar o Harmony OS no seu celular, pois a reversão para a EMUI 11 é possível, mas apaga todos os dados pessoais do dispositivo.

Para impulsionar a criação de aplicativos, a Huawei ainda oficializou uma competição que recompensará desenvolvedores com um total de 1,5 milhão de CNY (~R$ 1.175.966) em prêmios.

De acordo com Dr. Wang Chenglu, presidente da Huawei Consumer Business Software, o Harmony OS começará a ser disponibilizado para dispositivos com até 4GB de RAM em abril de 2021 e para aparelhos com mais de 4GB a partir de outubro com a adoção completa para todos os dispositivos da chinesa até o fim do próximo ano.

Saiba mais


40

Comentários

Harmony OS 2.0: Huawei lança seu sistema operacional para celular em versão beta
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas