LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Phone Hub, melhorias e mais: ChromeOS comemora 10 anos com diversas novidades

10 de março de 2021 4

  • Atualização (10/03/2021) por PM

Por incrível que pareça, o Chrome OS, sistema operacional do Google para Chromebooks, que é baseado no navegador Google Chrome, acaba de completar 10 anos.

Em celebração a esta data tão especial, a gigante de Mountain View decidiu introduzir na plataforma diversas novidades que deverão entregar aos usuários uma experiência ainda mais interessante, principalmente para os donos de smartphones Android.

Phone Hub

Um dos novos recursos trata-se do Phone Hub, que basicamente é um centro de controle integrado que permitirá que o operador acesse informações úteis como a vida útil da bateria, ligue e desligue alguns recursos de sistema e até mesmo localize o dispositivo.

A novidade coloca o sistema de desktop do Google no mesmo patamar de usabilidade que soluções como o macOS e o Windows 10, onde recursos similares já foram introduzidos há algum tempo.


Sincronização Wi-Fi melhorada e Nearby Share

Além disso, o sistema ficará ainda mais integrado ao Chrome para Android, permitindo ver as guias mais recentes do navegador para continuar a experiência de navegação exatamente de onde parou.

A sincronização Wi-Fi também passará a funcionar com ainda mais dispositivos, permitindo que o Chromebook se conecte automaticamente a redes sem fio confiáveis que já tenham sido cadastradas no Android.

Outro recurso que deve desembarcar em breve no Chrome OS é o Nearby Share (ou como foi traduzido para o Português, Compartilhar por proximidade), recurso do Android que facilita o compartilhamento de informações que pode ser comparado ao AirDrop da Apple.

Captura de tela, Tote e controles de mídia e mais

O recurso de captura de tela no menu Configurações rápidas também vai ser aprimorado, permitindo que o usuário capture de forma mais fácil não só screenshots como também vídeos.

Os arquivos vão aparecer no Tote, um novo espaço que mantém ao alcance arquivos importantes além de também exibir os downloads recentes.

Os controles de mídia agora serão integrados ao menu Configurações rápidas, facilitando a reprodução, pausa e avanço ou retorno quando escutando músicas – e por falar nisso, o reprodutor de mídia agora poderá ser fixado na estante para uma maior conveniência.

Por falar em conveniência, usuários do Chrome OS poderão esperar também a chegada do recurso Respostas rápidas, que permite que com um clique do mouse em uma palavra seja possível obter uma definição, tradução ou conversão de unidade.

Melhor gerenciamento do Desktop e novos ícones

Para ajudar a gerenciar melhor o ambiente de trabalho, o Google está introduzindo aprimoramentos ao Desktop – quando o dispositivo for reiniciado, todas as janelas serão restauradas às posições anteriores.

Será possível alternar entre os desktops deslizando no trackpad com quatro dedos e clicando com o botão direito do mouse na parte superior de uma janela para enviá-la para outro Desktop.

Por último, mas não menos importante, recursos existentes no sistema foram otimizados facilitando o compartilhamento de arquivos, imagens e links entre apps e introduzindo controles para acelerar, desacelerar e pausar na leitura de voz em tempo real do recurso selecionar para falar.

Em termos estéticos, os ícones dos apps integrados do Chromebook também ganharam um novo visual, tornando mais fácil identificar aqueles que foram especialmente criados para o Chrome OS.

  • Artigo original (22/02/2021)

Coloca na agenda! Chrome OS deve ganhar widget de calendário em breve

Utilizado em especial por usuários no mercado educacional, o Chrome OS vem aos poucos crescendo sua participação no mercado consumidor, algo que pode ser visto por exemplo com a recente notícia de que o sistema operacional do Google ultrapassou o macOS no mercado global.

Obviamente, manter o foco em trazer melhorias e novidades acaba sendo uma necessidade para manter a relevância e conquistar novos usuários, o que incluiu como adições importantes o suporte para aplicativos Linux e Android, abrindo assim o leque de possibilidades até então limitadas aos apps web.

Seguindo com a implementação de novidades, o Google teve revelado recentemente no Chromium Gerrit que existe o trabalho para uma área chamada "Área de status escalonável", podendo ela ser uma parte do sistema destinada a incluir informações como o calendário e mais.

Área de status escalonável: coloque a mudança de data em um lançamento posterior.

Decidimos colocar as alterações na data no lançamento posterior, uma vez que essa alteração é consistente com o recurso do widget de calendário. Mudou a mudança para um sinalizador de recurso diferente.

Vale lembrar que recentemente, os dois principais concorrentes do Chrome OS (leia-se macOS e Windows 10) começaram a trabalhar com novidades relacionadas a widgets e notícias, algo que pode ter estimulado o Google a também iniciar a implementação de sua solução.

Por enquanto, não existem mais informações quanto a como será essa nova área ou como será a interface do calendário incorporado a ela, mas com o surgimento da novidade no Chromium Gerrit, é possível imaginar que em breve vejamos novidades relacionadas a ela.

E aí, quais suas apostas para a novidade? Conta pra gente nos comentários.


4

Comentários

Phone Hub, melhorias e mais: ChromeOS comemora 10 anos com diversas novidades

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas