LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 15: conceito imagina design de novidades que devem chegar para iPhones e iPads

12 de maio de 2021 7

Atualização (12/05/2021) por LL

As expectativas sobre o lançamento do iOS 15 e macOS, cujas nomenclaturas já foram confirmadas via Apple Webkit, só aumentam ao passo que informações sobre possíveis recursos do sistema operacional são divulgadas. Espera-se que a novidade traga um Control Center com formato compacto, suporte para Face ID e Touch ID, além de uma nova tela inicial para iPads.

Os novos sistemas devem ser apresentados no próximo WWDC, evento de desenvolvedores da companhia de Cupertino que acontecerá em 7 de junho. Até lá, temos um novo conceito com imagens para o iOS 15 e iPadOS 15 que pode dar pistas sobre como a Apple pretende desbloquear o poder da sua nova geração de dispositivos, como o iPad Pro 2021 com chip M1.

O conceito criado pelo designer Angelo Libero imagina uma porção de funções que já estavam sendo apontadas como parte da nova versão do sistema operacional. Uma delas é a nova aba de notificações e widgets que se mantém ativa mesmo quando o iPhone está inativo, além do Control Center em formato compacto e no modo noturno.

Já o recurso de multiusuários, apesar de ser mais provável no iPadOS 15, pode chegar também para os smartphones da Apple. A possibilidade de trocar de "perfis" de usuários, algo similar ao proposto em sistemas operacionais de laptops e desktops, seria inegavelmente interessante.

Mas uma função que provavelmente será destinada aos iPads é a chegada da App Library, em modelo similar à que já existe no iPhone — uma adição para lá de aguardada. Resta aguardar a chegada do WWDC21 e torcer para que o evento traga consigo essas novidades.

Atualização (22/04/2021) - EB

iOS 15: atualização deve trazer novidades para iPads com nova tela inicial, Control Center e mais

Há algumas semanas vimos possíveis detalhes que podem estar presentes no iOS 15. E hoje a Bloomberg está reportando ainda mais novidades que devemos ver no sistema da Apple para iPads e iPhones, incluindo possivelmente a atualização mais radical para sua interface desde o seu lançamento em 2010.

Segundo a agência de notícias, uma das grandes novidades será a capacidade de incluir widgets na tela inicial do iPad, assim como já vimos no iOS 14. Infelizmente a Bloomberg não forneceu imagens ou mais detalhes, mas afirmou que esta deve ser a atualização mais significativa para o iPadOS desde o seu lançamento, fornecendo uma experiência realmente inovadora.

Nas notificações teremos filtros com base na atividade do usuário. Dessa forma, será possível customizar o comportamento das notificações do iOS como emitir som, ser exibida na área superior da tela de acordo com a atividade exercida no momento, tal como dirigir, dormir, modo Não Perturbe ativado e muito mais. Respostas automáticas também devem estar disponíveis.


Um novo controle permitirá ainda que usuários vejam quais informações os aplicativos estão coletando. Esta é uma função que certamente combinará com as etiquetas de privacidade inclusas na App Store no ano passado e com o bloqueio de rastreamento que gerou muitas reclamações do Facebook.

Esta central de privacidade também deve ser acessível da tela de bloqueio, que também deve receber um novo design no iOS 15.

O iMessage também deve receber novos recursos para competir com o WhatsApp, transformando o aplicativo numa rede social exclusiva para usuários do iOS. A Bloomberg afirma que estas novidades ainda estão em desenvolvimento, e devem ser anunciadas ainda neste ano.

Já no macOS, watchOS e tvOS devemos ver melhorias mais sutis, pois a Apple já anunciou uma repaginada total do sistema para computadores em 2020, então a WWDC 2021 deve se concentrar em apresentar melhorias para o macOS. A apresentação deve ocorrer em 7 de junho.

Novas informações exclusivas publicadas esta semana pelo site francês iPhoneSoft revelam supostos detalhes que poderão ser implementados pela Apple no futuro iOS 15, próxima versão do sistema operacional que será apresentado durante a WWDC21, marcada para acontecer em junho.

De acordo com as informações obtidas pelo site, que também foram reforçadas por publicações do usuário @Jioriku no Twitter, a Apple está preparando uma nova versão do Centro de Controle do iOS com design inspirado no macOS 11 Big Sur (abaixo), oferecendo um formato mais compacto.

Atualmente, o Centro de Controle do macOS permite que os usuários customizem as opções ao clicar e arrastar. No iOS 14, o Centro de Controle possui uma lista de configurações onde apenas as duas últimas linhas podem ser customizadas pelo usuário.


Ainda a respeito do iOS 15, é dito que a Apple trabalha em uma nova API para autenticação biométrica conjunta do Face ID e Touch ID. Isso reforça as teorias de que o iPhone 13 seria apresentado com notch menor que continuaria abrigando os sensores de reconhecimento facial, mas também um sensor de impressões digitais sob a tela para Touch ID.

Também é mencionado que pelo menos um modelo da linha iPhone 13 vai oferecer 1 TB de armazenamento, algo que rumores também continuam reforçando nas últimas semanas.

Por fim, o site aponta que o Face ID pode chegar ao Mac, com a Apple integrando a funcionalidade nos novos MacBook Pro com Silicon e no iMac com novo design que serão apresentados este ano.

Embora as informações do iPhone 13 tenham respaldo com base em vazamentos anteriores, os detalhes do Face ID no Mac ainda podem ser incertos, uma vez que outros rumores apontam que a Apple está, de fato, testando o recurso nos seus notebooks e computadores, mas que pode ser utilizado apenas em 2022 ou além.

Matéria original (30/03/2021)

iOS 15 e macOS 12 têm nomes confirmados em código do Apple Webkit

Embora ainda estejamos longe da conferência WWDC 2021, a Apple segue trabalhando nas próximas versões dos seus sistemas operacionais, a informação foi confirmada pelo pessoal do 9to5Mac após breve análise no código do Webkit.

O primeiro grande destaque é que a gigante de Cupertino realmente deve chamar os softwares de iOS 15 e macOS 12, sendo que também há uma mensagem escondida no código o texto diz: "atualizar o WKWebView getUserMedia para a versão mais recente".

No entanto, infelizmente não há qualquer menção a novos recursos, alterações de design ou funcionalidades que a Apple deseja implementar nos seus softwares, uma vez que tudo é muito genérico.

iOS 15 deve ser lançado ainda neste ano ao lado de outros sistemas da Apple.

Apesar da nomenclatura do iOS 15 seguir o padrão lógico da Apple, o caso do macOS ainda desperta estranhamento em alguns usuários, isso porque a Apple pulou do OS X para o macOS 10.15 Catalina e logo depois foi direto para o 11 Big Sur.

Após a introdução do macOS 11 Big Sur, muitas pessoas especulavam se a Apple usaria números quebrados - 11.0, 11.1, 11.3 - para atualizações anuais como fazia no Mac OS X. Em vez disso, a Apple posteriormente lançou o macOS 11.1 como uma atualização secundária, indicando que o macOS mudaria para um estilo de nomenclatura de atualizações semelhante ao do iOS ao pular de 11 para 12, 13 ou 14, por exemplo.

Por enquanto, a Apple ainda não se manifestou sobre o assunto. De toda forma, mais novidades devem ser reveladas ao longo das próximas semanas, isso porque a conferência de desenvolvedores da companhia deve trazer diversos detalhes dos iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS.


7

Comentários

iOS 15: conceito imagina design de novidades que devem chegar para iPhones e iPads
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista