LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 recebe atualização de emergência para corrigir bugs em jogos e "tela azul da morte"

25 de abril de 2021 29

Atualização 25/04/2021 - por EB

Anteriormente já noticiamos que uma atualização do Windows 10 causou diversos problemas para jogadores, incluindo relatos de tela azul e desempenho instável. Hoje a Microsoft finalmente lançou uma atualização que deve, pelo menos teoricamente, corrigir estes problemas. Veja agora como instalá-la e o que muda com ela.

A atualização em questão está sendo lançada emergencialmente após diversos usuários reclamarem em fóruns da Microsoft, no Reddit e no Twitter sobre uma queda notável de desempenho e instabilidade no Windows 10 após instalar uma atualização posterior.

A nova versão está sendo distribuída para usuários do Windows 10 2004 e 20H2 de forma automática, mas pode levar um tempo até que todos os computadores compatíveis a recebam, visto que essas correções costumam ser liberadas em "ondas".


Em comunicado, a Microsoft diz:

Um pequeno subconjunto de usuários relatou desempenho abaixo do esperado em jogos depois de instalar o KB5000842 ou atualizações posteriores. A maioria dos usuários afetados afirma que o problema ocorre em tela cheia ou no modo sem janelas sem bordas ou ao utilizar dois ou mais monitores.

Segundo a empresa, o problema foi solucionado por meio do KIR (Know Issue Rollback) e já está sendo distribuído para diversos dispositivos e deve estar disponível para a maioria dos usuários em até 24 horas. A empresa ainda dá uma dica para receber a correção caso você tenha pressa:

Reiniciar o sistema pode ajudar a correção a aplicar-se ao seu dispositivo mais rapidamente.

O KIR citado em questão é o responsável por desativar a parte do código da atualização que está causando o problema. Basicamente ele restaura o código da versão anterior do Windows sem remover as correções de segurança mais recentes. Dessa forma o sistema continua com as proteções mais recentes enquanto remove os problemas da atualização.

Para verificar se a correção já está disponível, acesse Configurações > Atualização e Segurança e toque no botão "Verificar se há atualizações".

E parece que alguns usuários do Windows 10 não têm uma semana de paz. Na semana passada a Kaspersky já denunciou uma falha de segurança grave no sistema da Microsoft. Agora usuários estão relatando um novo bug que parece ter sido causado pela última atualização Patch Tuesday.

A maioria dos relatos afirma que após instalar a atualização o computador apresenta taxas inconsistentes de atualização de tela, FPS instáveis, problemas no VSync principalmente ao jogar títulos pesados como Doom Ethernal e outros. Isso sem falar na temida Tela Azul da Morte, que está aparecendo após o update KB5001330 ser instalado.

A nova atualização foi liberada em 14 de abril e já está chegando a muitos computadores de forma automática e os bugs parecem não se limitar a um hardware específico, visto que os relatos abrangem PCs com GPUs NVIDIA e AMD.

Por enquanto a única forma de evitar estes problemas é desinstalando a atualização, o que não é recomendado por padrão, pois ela também corrige alguns problemas vistos em versões anteriores, além de incluir novas definições de segurança para o sistema.

De qualquer forma, se você quiser desinstalar a atualização por ter alguns dos problemas descritos, basta acessar:

  • Configurações > Atualização e Segurança > Exibir histórico de atualização

Na lista clique em "Desinstalar atualizações" e depois em:

  • ​Atualização de Segurança para Microsoft Windows (KB5001330)

Um botão de Desinstalar será exibido ao selecionar esta opção. Basta clicar nele e seguir as instruções para remover esta atualização do sistema.

Saiba mais


29

Comentários

Windows 10 recebe atualização de emergência para corrigir bugs em jogos e "tela azul da morte"
  • ****** DICAS para gamers e gaymers nerds e CDFs inteligentes de verdade!!! ********

    1' desinstale todas a "burundangas" que o Windows traz "nativo" de fábrica (apps inúteis, games bobos, etc.). Inclusive o Microsoft Edge
    2' desative o Windows Update
    3' desative a Microsoft Store
    4' não tenha mais de um aplicativo com função repetida (por exemplo, pra quê Fotos e Vídeos e TV, se um VLC ou até mesmo o Fotos consegue ler fotos e vídeos ao mesmo tempo?!
    5' nunca, eu disse nunca!, atualize o Windows por cima. A cada 1 ano, formate o PC e instale o Windows mais recente (e estável) do zero, de fonte limpa como DVD e por formatação (se você não baixa bobagens da internet, essas atualizações de segurança são desnecessárias)
    6' continue não baixando nunca "idiotices" e "trouxices" desnecessárias, muito menos de fontes suspeitas.
    7' (DICA MAIS IMPORTANTE!) particione um local (D ou E) e nomeio-o com seu nome ou escreva "Arquivos (não excluir!)" para dedicar ao One Drive e a arquivos de programas que você baixar e também instalar no PC. Assim nunca perderá seus preciosos dados originais por causa de telas azuis e, de quebra, libera mais espaço pro Windows funcionar.

    Se você é gamer, utilize o PC apenas para jogos e reduza ao máximo o número de aplicações no PC.

    Os ganhos de FPS e atualização de tela e o próprio funcionamento das aplicações de game ficou rápido, leve, funcional e seguro. Kkkk <3

      • Tentei desinstalar a atualização KB5001330 mas ela não aparece na lista de atualizações para ser desinstalada. Alguém poderia me ajudar? Houve uma queda brusca de FPS em jogos.

          • Queria saber quando vão corrigir o problema de disco 100% que ja afeta varios notebook ate com ssd, o meu e um deles

              • Mais um atualização e mais uma vez sem problemas aqui. Entra ano, sai ano, entra W e sai W e nunca tive problemas em nenhuma versão.

                  • Digo a mesma coisa. Nunca precisei formatar o Windows 10 por causa de problemas no sistema. Falando da notícia, a própria Microsoft disse que o problema afetou uma minoria de usuários e foi rapidamente resolvido. O pessoal gosta de fazer alarde. Ou tem um PC ruim ou estraga o sistema usando cracks, ativadores, desativando antivírus e seguindo dicas inúteis do Youtube.

                    • Windows é assim, trava, dá problema e é muito pouco útil. Tinha um HP Windows 7 totalmente travado, já experimentei o Windows 10 e mudei para meu MacBookzinho. Não dá assim, Microsoft.

                      • Vou fazer justamente essa atualização. O PC está até pedindo para reiniciar e eu acabei de formatar. Vamos ver como vai sair.

                          • Me sinto um tanto quanto aliviado pois aqui no meu está rodando tudo normal. As vezes tenho problemas com o aplicativo do Dolby Access, mas é relativamente fácil de corrigir. Espero que continue assim nas próximas atualizações.

                              • Já fiz de tudo pra cancelar as atualizações dessa porc@ri@, teve uma atualização q até mutou meu microfone por 1 mês, recurso esse essencial para as aulas!!

                                  • Meu Ubuntu 20.04 aqui tá mil maravilhas e nunca vejo matérias dessa dizendo que alguma atualização causa tela RBG.

                                    • Meu Ubuntu 20.04 aqui tá mil maravilhas e nunca vejo matérias dessa dizendo que alguma atualização causa tela RBG.

                                        • Microsoft é a empresa de tecnologia mais desorganizada do mercado, cada ano piora um pouco mais... Triste viu

                                            • Pra mim, só alegria. Mas, nem tudo são flores. Ainda falta uma Modo Gamer realmente funcional para deixar o PC como gamer de verdade. A função existente é de longe a mais inútil que existe. Outro ponto que considero falha, a falta de um W10x. Muita gente não precisa do monte de tralha que o W carrega.

                                                • Exato. Finalmente uma opinião certa

                                                  • as vezes eu penso, Por que eu ainda não vazei pro linux e me lembrei da falta de alguns programas especificos e tambem o problema dos Anti-Cheat em jogos

                                                      • Ufa! Pensei que fosse minha placa de vídeo pedindo pra sair. Teve rodando a 10 fps

                                                          • Windows está uma bomba.
                                                            Só piora!

                                                              • Tive problemas nas chamadas de vídeo e desligamento repentino

                                                                  • Eu hein. Já era para terem mudado a cor desta tela. Rsrsrs

                                                                      • Esses bugs estao mais p hidras kkkk

                                                                          • Desgraça de windowssssss to aqui a umas 3h tentando descobri o porque do PC ta dando crash durante algumas horas de jogos e me deparo com essa noticia aff já vou remover esse bomba patch agora!

                                                                            • Um problema que tive nessa atualização foi de consumo de 100% de disco. Meu Pc, um core i5 ficou das 9 da noite até 1 da manhã praticamente "travado" sem poder abrir nenhum programa enquanto baixava a atualização. Só veio voltar ao "normal" após as 01:30h e ainda sim estava lento. Depois que esse Satya Nadella assumiu a Microsoft só foi ladeira abaixo, nunca vi um SO ter tantos problemas. Volta Tio Bill por favor.

                                                                                • Microsoft ladeira abaixo? Dá pra ver que está sem noção de mercado.
                                                                                  MacOS, Linux, Android e qualquer outro sistema operacional tem seus problemas. Só porque vc não viu nas notícias não significa que não existem.

                                                                                    • Aprenda a usar. Entenda que o Windows 10 é para ser usado com SSD. Todos os seus problemas serão resolvidos. Sobre o CEO, falou merda. Ele foi o responsável por tirar o Windows e a Microsoft do limbo.

                                                                                      Economia e mercado

                                                                                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                      Android

                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                      Android

                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                      Windows

                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos