LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 recebe atualização de emergência para corrigir bugs em jogos e "tela azul da morte"

25 de abril de 2021 26

Atualização 25/04/2021 - por EB

Anteriormente já noticiamos que uma atualização do Windows 10 causou diversos problemas para jogadores, incluindo relatos de tela azul e desempenho instável. Hoje a Microsoft finalmente lançou uma atualização que deve, pelo menos teoricamente, corrigir estes problemas. Veja agora como instalá-la e o que muda com ela.

A atualização em questão está sendo lançada emergencialmente após diversos usuários reclamarem em fóruns da Microsoft, no Reddit e no Twitter sobre uma queda notável de desempenho e instabilidade no Windows 10 após instalar uma atualização posterior.

A nova versão está sendo distribuída para usuários do Windows 10 2004 e 20H2 de forma automática, mas pode levar um tempo até que todos os computadores compatíveis a recebam, visto que essas correções costumam ser liberadas em "ondas".


Em comunicado, a Microsoft diz:

Um pequeno subconjunto de usuários relatou desempenho abaixo do esperado em jogos depois de instalar o KB5000842 ou atualizações posteriores. A maioria dos usuários afetados afirma que o problema ocorre em tela cheia ou no modo sem janelas sem bordas ou ao utilizar dois ou mais monitores.

Segundo a empresa, o problema foi solucionado por meio do KIR (Know Issue Rollback) e já está sendo distribuído para diversos dispositivos e deve estar disponível para a maioria dos usuários em até 24 horas. A empresa ainda dá uma dica para receber a correção caso você tenha pressa:

Reiniciar o sistema pode ajudar a correção a aplicar-se ao seu dispositivo mais rapidamente.

O KIR citado em questão é o responsável por desativar a parte do código da atualização que está causando o problema. Basicamente ele restaura o código da versão anterior do Windows sem remover as correções de segurança mais recentes. Dessa forma o sistema continua com as proteções mais recentes enquanto remove os problemas da atualização.

Para verificar se a correção já está disponível, acesse Configurações > Atualização e Segurança e toque no botão "Verificar se há atualizações".

E parece que alguns usuários do Windows 10 não têm uma semana de paz. Na semana passada a Kaspersky já denunciou uma falha de segurança grave no sistema da Microsoft. Agora usuários estão relatando um novo bug que parece ter sido causado pela última atualização Patch Tuesday.

A maioria dos relatos afirma que após instalar a atualização o computador apresenta taxas inconsistentes de atualização de tela, FPS instáveis, problemas no VSync principalmente ao jogar títulos pesados como Doom Ethernal e outros. Isso sem falar na temida Tela Azul da Morte, que está aparecendo após o update KB5001330 ser instalado.

A nova atualização foi liberada em 14 de abril e já está chegando a muitos computadores de forma automática e os bugs parecem não se limitar a um hardware específico, visto que os relatos abrangem PCs com GPUs NVIDIA e AMD.

Por enquanto a única forma de evitar estes problemas é desinstalando a atualização, o que não é recomendado por padrão, pois ela também corrige alguns problemas vistos em versões anteriores, além de incluir novas definições de segurança para o sistema.

De qualquer forma, se você quiser desinstalar a atualização por ter alguns dos problemas descritos, basta acessar:

  • Configurações > Atualização e Segurança > Exibir histórico de atualização

Na lista clique em "Desinstalar atualizações" e depois em:

  • ​Atualização de Segurança para Microsoft Windows (KB5001330)

Um botão de Desinstalar será exibido ao selecionar esta opção. Basta clicar nele e seguir as instruções para remover esta atualização do sistema.

Saiba mais


26

Comentários

Windows 10 recebe atualização de emergência para corrigir bugs em jogos e "tela azul da morte"
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020