LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Espiadinha: veja vídeo que mostra HarmonyOS 2.0 em ação no Huawei Mate X2

28 de abril de 2021 14

As expectativas sobre o sistema operacional próprio da Huawei, o HarmonyOS, só aumentam. A novidade estava para ser lançada oficialmente em junho de 2021, com a linha P50. Mas com o encurtamento dos componentes disponíveis, a fabricante já anunciou que os novos smartphones Huawei P50, P50 Pro e P50 Pro Plus serão lançados apenas na China.

Com isso, a espera se volta para a chegada do HarmonyOS aos modelos P40, Mate 40 e Mate X2. E ao que tudo indica a Huawei está seguindo cronogramas com afinco. A era do HarmonyOS em smartphones começou já em dezembro passado, com a distribuição dos primeiros beta builds. A versão estável deve chegar em questão de semanas.

Recentemente, o smartphone Mate 40 Pro 4G foi certificado com sistema operacional alternativo ao Android e agora temos um vazamento mostrando a interface do HarmonyOS 2.0 funcionando em um Mate X2.

O topo de linha revelado em fevereiro deste ano é provavelmente o mais recente smartphone Android nativo da empresa chinesa. A Huawei foi forçada a recorrer a um sistema operacional alternativo por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos e ainda enfrenta sérios problemas de produção.

Sem mais delongas, confira o vídeo que mostra o HarmonyOS 2.0 em ação no Mate X2:

O vídeo tem cerca de dois minutos e mostra uma interface que se inspira muito tanto no Android quanto no iOS. A organização da página inicial lembra em particular a última versão do sistema Apple — sem gaveta, todos os ícones do aplicativo espalhados por variadas páginas e menu que reúne todos os widgets —, bem como o mecanismo de pastas e o layout do app de configurações.

Já a barra de notificações e gestos são mais parecidos com o Android. A "cortina" pode ser alcançada fazendo um deslize para baixo pela borda no topo; para o centro de controle é necessário mover o dedo em direção ao canto direito. O mesmo gesto, feito em qualquer lugar da área de trabalho, invoca o mecanismo de busca

O usuário que fez o upload do vídeo também abriu brevemente o calendário e os aplicativos de anotações. Parece que também haverá widgets que podem reagir a gestos específicos, mas é difícil entender o mecanismo exato e nem se estarão disponíveis apenas para dobráveis e tablets ou também smartphones.

Até agora tem sido complicado obter informações concretas e completas sobre as características do sistema operacional da Huawei, pelo menos aqui no Ocidente. Ainda não está claro quanto tempo teremos que esperar para colocar nossas mãos em um dispositivo que rode o HarmonyOS.

Quais suas expectativas em relação ao HarmonyOS 2.0? Conte nos comentários!

O Huawei Mate X2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Espiadinha: veja vídeo que mostra HarmonyOS 2.0 em ação no Huawei Mate X2
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020