LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IO21: Google oficializa Android 12 com Widgets redesenhados, mais privacidade e beta público

18 de maio de 2021 30

Na tarde desta terça-feira (18), o Google realizou a abertura do seu evento anual I/O, voltado a desenvolvedores. Esta edição de 2021 foi realizada online, devido à pandemia do novo coronavírus, e teve como destaque a oficialização do Android 12.

A nova versão do sistema operacional para celulares tem como destaque mudanças no design dos Widgets e o anúncio da data para o primeiro beta público ficar disponível. O TudoCelular cobriu o evento e detalha as novidades a você.

Widgets

As novidades nos Widgets incluem uma padronização para torná-los mais simples, além da capacidade customizável que passam a ganhar. Neste último caso, o usuário poderá unir aplicativos de mensagem em um mesmo espaço de conversas, para facilitar o acesso aos chats.

Agora, a pessoa ainda consegue colocar um card com o nome e detalhes do contato, como aniversário, notificação de mensagem e outras informações. No visual, eles passam a ganhar um formato de retângulo com pontas de semicírculo.

Design personalizado

O Google ainda aplicou mudanças em relação ao design do seu sistema operacional. Agora, ele promete personalizações da paleta de cores do sistema em smartphones da linha Google Pixel.

Um exemplo disso é adaptar a tonalidade predominante de todo o software conforme a imagem escolhida para ser o papel de parede. O objetivo da gigante de buscas é tornar o seu sistema mais personalizado, para ficar do jeito que o usuário preferir.

As animações também estão mais leves e suaves. Um desses exemplos é ao apertar o botão de ligar a tela, a luz sai na direção do botão até acender toda a tela. De acordo com o Google, essas melhorias de visual também resultarão em maior eficiência da CPU, com 22% de ganhos em desempenho.

Privacidade e segurança

Para reforçar a segurança digital do usuário, o Google também implantou novidades relacionadas ao tema. A principal delas é exibir diretamente na barra de notificações quais recursos do sistema os aplicativos estão usando em tempo real.

Desta maneira, você terá o conhecimento caso um app utilize a sua câmera ou microfone no momento em que isso acontece. Além disso, será possível ter o controle e restringir de forma mais fácil essas permissões dos aplicativos

O usuário também contará com uma dashboard que entregará mais detalhes a respeito de uso de localização nos aplicativos, além de um menu de Configuração Rápida.

Beta Público

O Google já disponibilizou o primeiro beta público do Android 12 aos usuários interessados. No entanto, a atualização para o sistema operacional está disponível somente a modelos Pixel ou celulares de fabricantes parceiras.

A lista de marcas de terceiros compatíveis é composta pelas seguintes marcas: ASUS, OnePlus, OPPO, realme, Sharp, Tecno, TCL, vivo, Xiaomi e ZTE. A previsão é que a versão final seja lançada apenas em setembro deste ano.

O que você achou do novo Android 12? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.

Veja mais


30

Comentários

IO21: Google oficializa Android 12 com Widgets redesenhados, mais privacidade e beta público
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas