Tech 23 Jun
Atualização (25/06/2021) - GS
Esta semana, finalmente fomos apresentados de forma oficial ao Windows 11, que segundo a Microsoft, é "o melhor sistema para jogos de todos os tempos".
E isso fica claro através da visão da empresa em unificar suas plataformas o máximo possível em direção ao Xbox Game Pass, tornando Xbox, PC, dispositivos móveis — e em breve também TVs inteligentes — pontos de acesso para os serviços de videogame.
Um dos maiores exemplos disso são as novas funções do Sistema Operacional, que são idênticas às ferramentas oferecidas pelos consoles Xbox, fazendo com que os usuários desfrutem da mesma experiência de jogo, independentemente da plataforma e permitindo que os desenvolvedores tenham o mesmo kit de opções disponíveis, para que seus títulos funcionem independentemente de serem executados no console ou no PC.
Uma das novidades mais importantes no novo sistema é a integração da tecnologia DirectStorage no Windows 11, que traz consigo as vantagens da Velocity Architecture do Xbox Series X e S e as disponibiliza também para o PC.
Até agora, as vantagens de um SSD se limitavam a oferecer carregamento mais rápido, mas a padronização desse componente na indústria de vídeo está dando lugar a uma mudança marcante na forma de abordar isso, fazendo com que os dispositivos sejam essenciais para o bom desempenho de todos os jogos da próxima geração.
Com a API DirectStorage, é possível garantir que os arquivos salvos no SSD sejam carregados diretamente na memória de vídeo da GPU, eliminando etapas intermediárias que causam latências adicionais.
Outra novidade que o Windows 11 herda do Xbox é o recurso Auto HDR, que permite adicionar efeitos HDR em títulos mais antigos, que não foram originalmente projetados dessa forma. A Microsoft já fala sobre mais de 100 títulos do Windows que podem suportar Auto HDR, incluindo Skyrim, Rocket League, DayZ e muitos mais.
A função converte automaticamente a imagem SDR em HDR, analisando o mapa de calor de cada cena, a fim de detectar quais são as áreas mais brilhantes em que é necessário aplicar o efeito HDR, destacando os detalhes essenciais. Desta forma é possível criar sombras mais escuras e dar mais destaque às luzes fortes — como o Sol, elementos luminosos, chamas, etc. —, tudo sem ter que alterar o código do jogo.
O Auto HDR já provou ser muito eficaz em títulos de Xbox, e sua chegada oficial ao Windows ajudará a oferecer uma espécie de paridade visual entre PC e versões de console do mesmo jogo.
Considerando que o Xbox também recebeu recentemente o suporte à tecnologia AMD FSR, podemos dizer que as duas plataformas ficam cada vez mais equivalentes, o que é uma ótima notícia para os usuários.
O que você tem achado do Windows 11 até agora?
Texto original - 24/06/2021
Microsoft afirma: Windows 11 é o melhor sistema para jogos de todos os tempos
Muita gente tem o PC como a plataforma preferida para jogar games. Pensando nisso, a Microsoft afirmou com todas as letras que o Windows 11, anunciado nesta quarta-feira (24), será o melhor sistema de todos os tempos para os gamers da plataforma.
A empresa ressaltou que os jogos sempre foram fundamentais para o Windows e que a versão 11 do sistema operacional vai proporcionar gráficos superiores, mais velocidade e uma seleção incrível de jogos.
Durante a apresentação, a Microsoft mostrou um recurso exclusivo do Windows 11, chamado de Auto HDR. Ele promete melhorias gráficas ao adicionar automaticamente aprimoramentos de High Dynamic Range (HDR) para os jogos criados em DirectX 11 ou superior que anteriormente aproveitavam apenas o Standard Dynamic Range (SDR).
De acordo com a empresa, o HDR permite que um jogo com suporte renderize uma gama muito mais ampla de valores de brilho e cores, dando uma sensação extra de riqueza e profundidade à imagem. Essa tecnologia foi introduzida primeiramente nos consoles Xbox Series X|S e obtive uma excelente resposta dos criadores e jogadores, segundo a desenvolvedora.
A Microsoft promete uma elevação no desempenho do SO graças a uma tecnologia inovadora chamada DirectStorage, que também foi pioneira como parte da arquitetura Xbox Velocity apresentada no Xbox Series X e S.
Com o DirectStorage, que só vai estar disponível no Windows 11, os jogos podem carregar ativos rapidamente para a placa de vídeo sem sobrecarregar a CPU. Isso significa os jogadores poderão ter os tempos de carregamento dos games reduzidos consideravelmente.
Mas a empresa ressalta que para obter melhores resultados, o usuário vai precisar de um SSD NVMe de alto desempenho e os drivers do SO sempre atualizados.
O suporte amplo a periféricos também foi citado pela desenvolvedora, que reiterou que os controles Xbox Wireless, teclados mecânicos, GPUs externas, além de mouses e fones de ouvido para jogos possuem total compatibilidade com o SO.
Por fim, o serviço de assinatura de games da Microsoft foi destacado. O Xbox Game Pass para PC conta com uma biblioteca de mais de 100 jogos dos mais variados gêneros para a plataforma.
O aplicativo Xbox agora será integrado ao Windows 11, o que deve facilitar o acesso ao Game Pass. A empresa também prometeu lançamentos para a plataforma, como a adição de Halo Infinite, Twelve Minutes, Age of Empires IV e outros. O compromisso de priorizar o cross-play e o cross-save também foi reforçado pela empresa de Bill Gates.
A previsão é de que o Windows 11 seja lançado no final deste ano e a Microsoft já confirmou que os usuários que possuem o W10 vão poder fazer o upgrade gratuitamente.
E aí, ansioso para poder experimentar as novidades do Windows 11? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Comentários