Economia e mercado 06 Jul
Na última semana, o Mozilla Firefox recebeu uma atualização que encerrou o suporte ao protocolo FTP e trouxe as primeiras mudanças perceptíveis no layout da plataforma para o Android. A nova versão estável do navegador passou a ser distribuída na última terça-feira (13) e traz consigo diversas melhorias de desempenho, especialmente no Windows.
O Firefox 90, sucedendo a renovadora versão 89, apresenta o SmartBlock 2.0, seu novo módulo de bloqueio de scripts rastreadores do Facebook. Essa ferramenta contribui com a privacidade do usuário ao impedir que a rede social rastreie o usuário após efetuar login através de sua conta em algum site ou aplicativo.
O SmartBlock 2.0 elimina um problema que usuários enfrentavam nas distribuições anteriores do navegador. A ferramenta bloqueava o rastreamento da plataforma automaticamente em modo de navegação anônima, o que impedia o login em sites através do Facebook e tornava o acesso mais lento.
Para o Windows, alguns recursos discretos serão implementados, como o download automático de atualizações sem a necessidade de manter o Firefox aberto. Além disso, ao inserir o novo comando “about:third-party” na barra de endereços, o browser listará todos os problemas de compatibilidade causados por programas de terceiros identificados.
Melhorias nos aceleradores gráficos também poderão ser observadas. Plataformas que não suportam o WebRender baseado em hardware — isto é, a placa de vídeo — utilizarão a ferramenta otimizada por software. A fundação vem desenvolvendo esse recurso desde 2019.
O Firefox deve atualizar automaticamente no Windows e macOS. Usuários do Linux devem receber a nova versão após seus respectivos gerenciadores de pacotes serem atualizados.
Comentários