LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: Home ou Pro? Confira as principais diferenças entre as versões

27 de julho de 2021 15

A cada nova edição do Windows, o sistema chega em diferentes edições, com alguns recursos distintos. Apesar da variedade, a maioria dos usuários se concentra em duas delas: a Home (mais básica, e mais barata) e a Pro (avançada, com mais recursos e mais cara).

E se você quer saber quais vão ser as principais diferenças entre esses sistemas, confira a tabela abaixo, onde reunimos os pontos principais que podem fazer a diferença na hora de optar por uma das versões.

Configuração inicial

Destrinchando um pouco das diferenças entre os sistemas, vale destacar que o Windows 11 Home faz uma exigência um pouco indiscreta: exige conexão direta com a internet e que ele seja configurado com uma conta da Microsoft. Isso não acontece com a versão Pro, que permite a configuração do sistema por meio de uma conta local.

Nesse quesito, a versão Home também não permite o acesso às soluções Active Directory, necessárias para gerenciar dispositivos de negócios — o que, afinal, faz sentido que seja restrita à versão voltada a profissionais.

Máquinas virtuais e área de trabalho remota

O Windows 11 Home não oferece suporte a Hyper-V — usada na criação de máquinas virtuais — ferramenta para criação ou ao Windows Sandbox — que cria uma cópia limpa do sistema operacional que você está executando para que você possa testar programas, por exemplo.

Além disso, a versão Home, embora possa ser usada como um cliente de Área de Trabalho Remota, não pode ser um host, exigindo que sejam usadas ferramentas de terceiros (TeamViewer, por exemplo) para conseguir isso. Já o Windows 11 Pro oferece suporte a todos esses recursos citados de antemão.

Segurança

Visando dar mais segurança às corporações, o Windows 11 Pro oferece recursos de segurança adicional como suporte à criptografia BitLocker, que permite codificar dados do disco rígido para que ninguém mais possa acessá-los.

Também vem com o Windows Information Protection (WIP), ferramenta de prevenção de perda de dados, que pode impedir que usuários encaminhem conteúdos para fora da empresa, por exemplo, além de permitir a separação entre dados pessoais e dados comerciais de determinada máquina.

CPUs e RAM

Por fim, entre as diferenças mais notáveis além daquelas tecnologias específicas para empresas, o Windows 11 Pro tem uma capacidade de utilizar mais memória RAM, assim como mais CPUs. As versões Pro conseguem trabalhar com até 2 TB de memória RAM, além de aguentarem até duas CPUs e 128 núcleos.

A versão doméstica, por sua vez, limita-se a 128 GB de RAM e apenas uma CPU, de até 64 núcleos. O que, diga-se, não é pouco, visto que mesmo os PC gamers mais avançados não chegam a trabalhar nesse limite.

Para a versão Pro, existem também recursos exclusivos como as Políticas de Grupo, que permite que os administradores façam configurações para diversos dispositivos de uma vez, além do Windows Update for Business, capaz de controlar como as atualizações são distribuídas para seus usuários para evitar problemas inesperados.

E aí, qual versão você prefere? Já está ansioso para experimentar o novo sistema? Deixe seu comentário!


15

Comentários

Windows 11: Home ou Pro? Confira as principais diferenças entre as versões
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista