LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11 não será compatível com a maioria da 7ª geração da Intel ou AMD Zen 1, confirma Microsoft

27 de agosto de 2021 97

Lançado recentemente pela Microsoft, o Windows 11 chegou trazendo diversos recursos novos e melhorias gerais no sistema, porém também trouxe novos requisitos mínimos que devem ser cumpridos para que o sistema seja executado no computador.

Segundo informações, a Microsoft não impedirá que os usuários que possuem um computador mais antigo instalem a versão atual do sistema da empresa, no entanto é necessário que a máquina atenda aos requisitos do Windows 11, como ter o TPM 2.0 ativado na placa-mãe e mais memória RAM, porém ainda há uma séria limitação de hardware.

Até então Windows 11 requeria que o computador tivesse um processador Intel de 8ª geração ou superior, impedindo que o sistema seja executado em SoCs abaixo dessa linha. Além disso, a restrição também afeta a AMD, que requer um chip Zen 2 ou superior, algo que irritou boa parte dos usuários da empresa.

Dias após ter informado os requisitos mínimos a Microsoft afirmou que reavaliaria alguns quesitos do hardware, no entanto a resposta da desenvolvedora não é das melhores para quem usa AMD: "ainda é necessário um Zen 2 ou superior", decisão que aparentemente não será alterada, embora a sétima geração da Intel tenha sido flexibilizada, incluindo suporte ao Core X-series ou um Xeon W-series; o Core i7-7820HQ também será compatível.

“Depois de analisar cuidadosamente a primeira geração de processadores AMD Zen em parceria com a AMD, concluímos juntos que não há acréscimos à lista de CPUs suportadas”, disse a equipe do Windows da Microsoft.

A Microsoft informou que analisou o desempenho do Windows 11 em máquinas que não atendiam aos requisitos mínimos, sendo identificado um aumento de 52% mais travamentos no modo kernel, enquanto os dispositivos com suporte não apresentaram problemas, sendo relatado apenas 0,2% de falhas.

ISO do Windows 11

Além do Windows Update também é possível realizar a instalação do sistema através de um dispositivo externo bootável, isto é, que contém a imagem .ISO do sistema operacional e permite sua instalação através da BIOS da máquina, uma formatação padrão.

Recentemente a desenvolvedora liberou a imagem .ISO do Windows 11 em seu site oficial, permitindo que os usuários baixem e instalem tanto a versão Dev quanto Beta, que por enquanto ainda não são recomendadas por oferecerem bugs e falhas durante o uso, experiência que deve ser aprimorada na versão estável.

Seu computador é compatível com o Windows 11? Já baixou a nova geração do sistema? Conta pra gente, comente!


97

Comentários

Windows 11 não será compatível com a maioria da 7ª geração da Intel ou AMD Zen 1, confirma Microsoft
  • Parece que a Microsoft não conhece, bem, seu próprio produto. fiquei tempos sem o win11, devido suas besteiras. Um dia vi no YouTube um vídeo explicando como baixar uma versão do Rufus, preparada para a incompatibilidade. Fiz o processo de instalação e foi um sucesso, muito mais leve que o Windows 10. Apesar de que uso computador para atividades domésticas e estudos. Talvez não seja adequado para jogos. Meu pc é modesto: antiga placa Intel P5KPL-am, processador Dual-Core E-5200.4gbdememória DDR2. Roda tranquilo quanto SO do Línux. Isso sem fazer artimanhas de desinstalar programas nativos. Estou feliz com o Windows 11 21H2. Vou aguardar melhoras da nova versão.

      • Tenho um Asus Rock H77M com duplo processador e 8 de ram, com processador intel de sétima geração e ainda sim, não posso instalar o Windows 11, para mim é querer voltar aos anos 95 quando a Microsoft queria que só existisse seus Navegadores e outros não, novamente Monopólio, brincadeira hei, Georgelks, se você aguarda o 12 eu aguardo 13 também, porque está versão é que querem obrigar as pessoas usarem com isto, aqui é brincadeira.

          • Aguardando o windows 12, porque o win11 é um fracasso em sua essência.

              • Pensa na sacanagem!

                  • Paguei RS 1. 500 no i7-7700k e essa pilantra da Microsoft faz isso Windows 11 sem suporte para essa geração obrigando a comprar outros periféricos pra ferrar com a gente sacanagem...

                    • 7º geração com terminação em K vai receber windows 11 sim, só aguardar.

                        • eu nao consigo instalar meu cpu e o I3 3217U

                            • Meu PC é um i7-7500u e também estava recebendo a mensagem de bloqueio por incompatibilidade, mas via Windows insider consegui instalar a atualização, e até agora está funcionando perfeitamente, não estou tendo problemas com lentidão e todos os programas instalados aqui funcionam sem travamentos ou bugs. Pelo menos não percebi nada de anormal até agora.

                              • Novamente uma tranquiera que vai demorar um tempão pra querer dar certo.

                                  • é sempre assim a sequencia! "windows xp" era perfeito, "windows vista" ninguém nem lembra, "windows 7" o mais usado no mundo, "windows 8" e "windows 8.1" só usaram os que compraram pcs novos, "windows 10" show de bola, barato e a maioria quis usar. segundo essa minha lógica, o "windows 11" é o próximo a ser rejeitado pelos usuários - tomara que a microsoft reveja pra não errar de novo...

                                      • Eu ainda uso o 7 , mas está muito lento e travando esta semana vou ver outro , porque tá osso . Vendo comentários que 11 não está atendendo as expectativas enômetro saber

                                      • Kakakakkaka tenho uma rtx 2060 e um i7 7700K e não posso migrar para o windows 11 por incompatibiliade kakadjakdjkadkdas, microsoft sendo microsoft.

                                        • Já é possível instalar em máquinas antigas mesmo sem TPM.20 e processador compatível, mas quero saber se realmente roda bem, pra migrar e ser uma porcaria não adianta. https://youtu.be/hd7UEdp0CPY

                                            • Nenhum dos meus computadores de casa serao compativeis... uma pena, meus I7 de 4Gen i5 5Gen e um note hp i57gen. era o que estava faltando para migrar para o ubuntu...

                                                • Sem sentido, só trocaria se mais aplicações não funcionarem.Exemplo, site google não funciona em windows 10whatsapp web não funciona em windows 10e mesmo assim eu iria pro linux primeiro.

                                                    • Nossa mas eles nem sabem esconder direito que rolou graninha ai por trás disso, por parte das fabricantes de processadores. Engana a quem que o windows 11 não vai rodar num processador de 7ª geração? O que de espetacular tem o windows 11 que processadores anteriores a 8ª geração não podem fazer? BAITA mancada... pelo visto essa vai ser um das versões mais fracassadas da microsoft, se continuarem mesmo colocando dificuldade pra galera usar o SO.

                                                        • Meu PC é um i7-7500u e também estava recebendo a mensagem de bloqueio
                                                          por incompatibilidade, mas via Windows insider consegui instalar a
                                                          atualização, e até agora está funcionando perfeitamente, não estou tendo
                                                          problemas com lentidão e todos os programas instalados aqui funcionam
                                                          sem travamentos ou bugs. Pelo menos não percebi nada de anormal até
                                                          agora. Tem treta aí, com certeza.

                                                          • Esperando TRANQUILAMENTE um hacker mequetrefe asiático descascar o windows 11 e torná-lo apto a funcinar até num microondas.

                                                              • Existem inúmeras máquinas equipadas com Xeons da família Broadwell, seguramente capazes de executar o wibdows 11, máquinas caras voltadas para trabalho pesado, a Microsoft vai deixar estas máquinas de fora também!? Em uma época onde muitos adquiriram computadores mais simples de geração passada, para fins de estudo, em uma época onde a Microsoft deveria abranger o maior número de dispositivos, visando incluir um maior número de usuários, visto todo o cenário pandêmico e econômico. Sinceridade, deveriam mudar o nome da empresa de Microsoft para MafiaSoftware. Esse SO deveria ao menos abranger a QUARTA GERAÇÃO Intel e a série Fx da Amd, para poder serem um mínimo coerentes.

                                                                  • Concordo plenamente e estou revoltado. Porq meu notebook com processador de 6a geração, apesar de tpm 2.0 e ssd de 240gigas e até comprei um pente de memória com 8 gigas, não é o suficiente por causa do processador. Sinceramente a Microsoft me decepcionou.

                                                                      • Rapz eu fiz que nem a mina la encima instalei via windows insider e na moral funciona q é uma, sou técnico posso dizer que há sim alguns bugs.
                                                                        porém na minha opinião muito bonito, um pouco mais pesado, uma hr ou outra a area de trabalho reinicia sozinha mas bugs sempre vem no começo só que acho que não vai vingar muito não.
                                                                        Mudaram a interface do windows ele agora ta mais parecido com um ios de iphone ou android, todo o menu foi remodelado e bem sabemos que todas as vezes em que a microssoft fez isso deu errado, principalmente pelo publico mais velho que usa o windows pra trabalho e não tem mais saco pra reaprender a utilizar o pc enfim aquela velha historia um faz sucesso um faz fracasso e eu acho que isso vai se repetir

                                                                      • Nitidamente é algum destes acordos entre fabricantes de cpu e MS. O xeon da China tem vendido muito e isso tem incomoda afinal vc pode comprar cpu de 6, 8, 10 ou 22 nucleos por valores entre 100 e 500 reais. E ter um super PC que roda tudo. Mas cada cpu usada vendida é um cpu novo a menos então a ganância destas empresas as faz competir de forma suja. Ao invés de baixar os preços absurdos que praticam fazem este tipo de acordo escuso. Comprem xeon barato, instalem ubuntu e aprendam Linux. Seu intelecto vai aumentar e seu custo reduzir.

                                                                        • Interessante...

                                                                          Se não funcionar nos pc's antigos... partiu usar Linux! E não paga nada por usar o Linux! Totalmente de Graça!

                                                                            • o problema é que nao é so PC ANTIGO que esta sendo afetado nao, o meu i7-7700K com 32GBhyperX de ram com uma 1080TI dentro é considerado relativamente novo pois nao é tao antigo, e rodaria liso o window11 alias roda liso qualquer jogo que saiu ate hoje. Tem pc que é mto mais fraco que o meu e que eh um i3 da vida ai e que vai receber so porque é de 8 geraçao nao setima. Sem contar que o meu tem TPM2.0 e tudo... e so porque é de setima geraçao nao vai receber... ridiculo isso.

                                                                                • Talvez não. Por algum motivo que não sei exatamente, a Microsoft enviou atualização do Windows 11 para um dos meus PCs que é um i5, de sétima geração.

                                                                                • Meu notebook é muito antigo. Na época falaram que o W7 não seria compativel. Depois foi o W10. E esta com W10 rodando perfeitamente com HD e tudo.entao, a questão é, quem baixar vai saber se sua maquina funciona bem com este ou não. Estou com meus backup em dias. No momento certo vou instalar para saber.

                                                                                    • Espero que de para instalar mesmo nao sendo compativel, porque o meu nem é antigo é relativamente NOVO...é um i7-7700K com 32GBhyperX de ram com uma 1080TI dentro e uma placa mae asus z170 PRO GAMING e que possui TPM2.0 devidamente ativado, só nao foi aceito apenas porque ele nao é de 8 geraçao. Tem pc mto mais fraco que o meu que so porque é de 8 geraçao vai ter o update gratuito la. (exemplo é um i3 de 8 geraçao) o meu i7 da um pau nesse i3.

                                                                                        • mesma coisa comigo, meu notebook é relativamente novo (i7-7700HQ + gtx 1050) e não cumpre apenas esse requisito de ser 8ª geração pra cima... espero que a microsoft reavalie =(

                                                                                        • Resumindo: Intel e AMD pagou uma grana preta para Intel ignorar PC's antigos para vender Processadores novos. Eu que não vou ser trouxa de trocar meu i7 7700k por um processador de 8 geração ou mais. Vou instalar o sistema burlando e quero ver no que vai dar .

                                                                                            • To doido pra alguém da China lançar logo um sistema decente. Quem sabe o Harmony cumpra também essa missão.

                                                                                                • Se é da China, não pode ser decente, nem confiável!

                                                                                                  • O problema é que a microsoft acha que é a tal porque ela praticamente monopolizou o sistema para PC, porque infelizmente o linux por ser complicado de utilizar e nao ser compativel com muitos jogos e programas nao fez muito sucesso. Enquanto nao aparecer outro sistema para acabar com o monopolio da microsoft ela vai plantar e dancar em cima, essa é a verdade. Um dos motivos de eu nao ter instalado linux no meu pc é porque muitos jogos e programas que gosto so roda em windows.

                                                                                                  • Compatível ate é, so nao vai atualizar sozinho por nao estar na lista deles, tanto que sou usuario do windows insider e to aqui com meu windows11 rodando no meu pc com meu i7-7700K tranquilo sem problemas sem travar alias ta funcionando melhor ate que o windows10. Resumindo, vai dar para você usar sim o windows no i7-7700K desde que você tenha TPM 2.0 ativado no seu pc. Tem um tal de John_Smith Apavorando pessoal ai nos comentarios dizendo que a versao oficial quando sair nao vai funcionar, so na terra dele, ou vocês acham que ninguem vai inventar um meio de burlar isso? deixa ele pensar que nao vai dar gente.

                                                                                                      • Bom, pode ter certeza de que vai aparecer alguem que vai inventar ou criar um software para burlar esse sistema de bloqueio de processador ai e que vai deixar todo mundo instalar o windows11 sossegado no seu pc. Só aguardar. Alias sou usuario do windows insider e o windows11 esta funcionando normal no meu I7 de setima geraçao, o que ja da para ver que é perfeitamente possivel rodar windows11 em processadores que a microsoft diz nao "ser compativel", provavelmente a AMD e INTEL e ASUS e outras fabricantes de placa mae e processadores PAGARAM uma nota para que a microsoft bloqueasse o uso em pcs mais antigos assim forçando você que é imbecil e nao tem conhecimento a trocar de PC sendo que nem vai precisar.

                                                                                                        • Microsoft virou fábrica de celular, força o upgrade para vender mais W11

                                                                                                            • Só quero ver no que vai dar esses requerimentos...

                                                                                                                • Zero empolgação pra esse windows 11

                                                                                                                    • Eu estou com o windows 11 em um core i3 330m e não precisou de TPM.esta rodando tranquilo.com 4 gb de RAM.instalei noutro PC TB antigo com processador core Pentium 6100 e roda de boa.esees testes que eles fazes são uma treta.pois PC antigos vão conseguir rodar Windows 11 tranquilamente.

                                                                                                                      • Muito fácil alterar, enganar essa ISO do windows 11, meu pc com um 4790k esta rodando o sistema perfeitamente, sem qualquer travamento. Só trouxa que acha que uma função besta dessa vai segurar alguém.

                                                                                                                        • Se continuar assim, será no novo Windows Vista!

                                                                                                                          • É revoltante a Microsoft fazer isso em plena pandemia, tem muita gente com PCs com um Intel 7700HQ ou com os 7xxxU que custaram uma fortuna em 2016/2017 totalmente funcional

                                                                                                                            E esses 0,2% de falhas provavelmente são de notebooks como o meu, que tem um processador Celeron 4205U e ainda usam HD...

                                                                                                                              • O mais absurdo mesmo é que nem a Microsoft, nem a Intel e nem a AMD vem a público explicar os motivos, quais são os problemas de segurança de tais processadores, se vale a pena trocar de processador quem puder (AMD é claro, pq a Intel obriga você a trocar tbm a placa mãe), para a gente entender direito e até dar um jeito e trocar mesmo o hardware se for algo realmente grave, pois praticamente todos nós fazemos compras via internet, pagamos serviços de streaming e as informações de nossos cartões de crédito e débito estão no sistema operacional. Mais eles não explicam de jeito nenhum, parece que fizeram algum tipo de acordo para manter o povo sem informações da gravidade da situação

                                                                                                                                  • Não é uma questão de segurança, é uma questão de desempenho, provavelmente são utilizadas instruções dos processadores que as versões anteriores não tem.

                                                                                                                                      • Você pode verificar que em momento algum a Microsoft afirmou ser uma questão de desempenho, instruções, e sim ela insiste ser uma questão de segurança, que são as famosas falhas que tais processadores tem e que ainda estão sendo corrigidos e alguns talvez nunca serão.

                                                                                                                                          • Acho que isso de instruçao que nao tem é conversa. estou usando aqui o windows11 no i7-7700K de setima geraçao que tecnicamente nao é compativel mas atualizei via windows insider, e esta tranquilo sem problemas sem travar alias ta funcionando melhor ate que o windows10. Resumindo, vai dar para você usar sim o windows no i7-7700K desde que você tenha TPM 2.0 ativado no seu pc.

                                                                                                                                              • Exatamente, meu processador é mais fraco que o seu e roda o windows 11 super bem

                                                                                                                                                  • pois é acho ridiculo isso, eles colocarem processadores que sao "menos potentes" que alguns de setima geraçao para ser compativel com windows11 mas outros que é muito mais potente em questao de performance nao ser compatível. A microsoft ficou meia louca so pode. Ate parece mesmo que o windows11 nao rodaria em um pc com uma i7-7700K com 32GBhyperX de ram com uma 1080TI dentro, alem de ter o PTM2.0 na minha placa mae Asus z170PRO gaming.

                                                                                                                                              • Absurdo

                                                                                                                                                  • Eu tô com w11 instalado em um ryzen 1600. Como que n vai funcionar se aqui funciona?

                                                                                                                                                      • Vai funcionar. Só não terá suporte. Você não vai ser bloqueado para instalar através de uma ISO, mas não vai ter suporte. As atualizações e novidades para o Windows 11 não serão testados em seu hardware. Então, qualquer bug é por sua conta e risco.

                                                                                                                                                          • A versão de testes funciona, a final não vai funcionar.

                                                                                                                                                                  • Alias, praticamente ninguem usa windows original, acho que so nesse pc meu que ta o i7-7700k que ta um windows original tanto que atualizei para o windows11 via minha conta de windows insiter, mas, pelo visto a microsoft vai obrigar ate quem usa windows original a pegar pirata do windows11, ou voce acha que vou pagar mais de 7mil reais para trocar minha placa mae e processador (pois vou precisar trocar a placa mae do meu pc que nao tem nem 1 ano e meio direito ja que nao e compativel alem do processador que tambem nao tem nem 1 ano e meio direito). Só imbecil para fazer isso, dai vou pegar um pirata que burle esse sistema e de para instalar no meu i7 de setima geraçao sossegado. So aguardar que sai.

                                                                                                                                                                      • nao vai? ai é o que voce pensa, se a versao de teste esta funcionando perfeitamente no meu i7-7700K alias diga se de passagem ate melhor que no windows10 vc acha que pessoal nao vai fazer alguma gambiarra para burlar o windows11 e funcionar igual essa versao de teste? acho que voce nao conhece pessoal que pirateia software, so quem faz questao de ter windows original no pc que talvez tenha algum problema.

                                                                                                                                                                      • Ou seja, a maioria do planeta vai continuar no purgatório chamada windows 10

                                                                                                                                                                          • ai que voce acha... com certeza vai sair uma versao "pirateada" que burle esse sistema e deixara voce instalar o windows11 no seu pc. Eu mesmo vou fzer isso se nao puder instalar o windows11 no meu i7 de setima geraçao que nao tenho a nem 1 ano direito. Só trouxa que vai pagar mais de 7mil reais para trocar processador e placa sendo que o meu processador e placa nao tem nem 1 ano e meio direito. Uso windows original mas, se a microsoft fizer isso terei que ser obrigado a pegar um pirata que burle esse sistema.

                                                                                                                                                                              • Oxalá o purgatório fosse assim, tão estável e confiante. O windows 10 não tem problema algum pra grande maioria dos usuários.

                                                                                                                                                                                  • Verdade

                                                                                                                                                                                    • SOMENTE PROCESSADORES DA AMD, 7 GERAÇÃO ELES AINDA ESTAO ANALISANDO CORRIGI ISSO AI

                                                                                                                                                                                        • Microsoft recebeu algum incentivo $$$ de algumas fabricantes de Hardware pra fingir que seu novo Sistema não funciona em PCs antigos, no meu PC Dual Core de 2012 sem TPM 2.0, sem SSD está rodando muito bem o Windows 11

                                                                                                                                                                                            • Mesmo no insider dev informa que após o lançamento do windows 11 voltaremos a usar o windows 10, ou seja, via windows update sem chance e atualizações tbm não e aí fica complicado de usar um windows sem atualizações de segurança

                                                                                                                                                                                                • Funciona a versão beta, a definitiva e oficial não funcionará, e nem conseguirá fazer atualizações.

                                                                                                                                                                                                    • voce que acha meu chapa, ou voce acha que ninguem vai fazer um meio de burlar isso? vai pensando kkkkk acho que você nao acredita na competência desse pessoal que com certeza vai fazer algum meio para burlar isso de "nao funcionar" como voce disse, e outra, o meu pc ja esta com windows11 instalado e no meu i7 de setima geraçao. Não tem como eles simplesmente fazer meu pc "parar de funcionar" do nada. Sobre atualizaçao so eu ir atualizando pela ISO quando for lançando basta ter uma key "secundaria" se é que me entende.

                                                                                                                                                                                                        • kkkk. Foi você que construiu todo o código fonte do Windows? Tipo 1 bilhão de linhas de códigos? Se a Microsoft quiser, ela bloqueia qualquer computador Windows11 que ela julgar incompatível, e o computador nem precisa estar conectado à internet.

                                                                                                                                                                                                        • Funciona, mas ela quer implantar mais segurança que só é possível com hardware mais recente. Nunca foi só questão de desempenho.

                                                                                                                                                                                                          • É para rir com isso. A versão insider tem muita coisa desabilitada inclusive de segurança, por isso que não é recomendado versão insider (além dos problemas), tem vários recursos que ainda estão desativados e como citado na matéria. Enquanto no hardware suportado o número de falhas no kernel é 0.2%, em hardware fora da lista o número subiu para 52%, isso não significa que todo mundo passaria por problemas. Porém, uma hora ou outra no futuro o Windows 11 vai te deixar no prego por causa do seu hardware.

                                                                                                                                                                                                            • Calma tudo celular vi a materia toda não fala nada que 7 geração ta fora, vamos com calma ai

                                                                                                                                                                                                              • meu laptop é i5 de 5ª gen, 8gb de ram, ssd, uefi e secure boot mas não tem tpm, dei um bypass e funciona tranquilamente haha microsoft acha que usuário é trouxa...já provaram que o tpm de nada adianta.

                                                                                                                                                                                                                  • Repita isso quando a versão final sair, a beta funciona até em chaleira meu caro.

                                                                                                                                                                                                                      • Tá ganhando quanto pra defender os cara em John kkkk sou formado em TI vc sabe que isso é papo furado alguns processadores da sétima geração tiveram desempenho abaixo do esperado mas sua grande maioria foi até superior a alguns de gerações mais atuais para de falar asneira sem ter argumentos blz replicar o que está no site da Microsoft é fácil sem ter dados suficientes.

                                                                                                                                                                                                                          • provavelmente ou você é fanboy da microsoft ou a microsoft te pagou para vir falar bobeira aqui ou você nao entende nada de informatica. Qualquer software é passivel de ser "quebrado" se você acha que nao vai ter ninguem para quebrar essa barreira e fazer o windows 11 funcionar em pc como o meu de setima geraçao mesmo depois que o windows for lançado fica ai no seu mundo de sonho entao

                                                                                                                                                                                                                              • kkkkk vc é um garoto mesmo achando que a final nao vai funcionar, se nao funcionar com certeza vai ter o pessoal especializado ai em quebrar segurança que vai fazer funcionar pode apostar nisso.

                                                                                                                                                                                                                                • E depois é aquilo que disseram a meses e é assim no windows 10 há tempos, algumas ferramentas de segurança no insider são desativadas, porém não na versão final... E depois se vai rodar bem é outra história quando habilitarem tudo. No Windows 10 a grande compatibilidade com hardware problemático criou vários problemas como.
                                                                                                                                                                                                                                  "atualização do Windows 10 trava por causa de driver de som de CPU XXX, atualização trava por causa de Wi-Fi..." com esses requisitos isso deve ser ser muito menos frequente, e se você instalar fora dos requisitos e passar por esses problemas, dificilmente vai ter suporte com atualizações tampa buraco.

                                                                                                                                                                                                                                    • O pessoal acha que dar suporte eterno para hardware antigo é viável. É como você disse, muitas atualizações deram errado por causa de hardware defasado. Quem tem vida fácil com isso é a Apple que tem pouco hardware pra suportar e ainda assim ela descarta modelos antigos.

                                                                                                                                                                                                                                        • Verdade, a Apple só consegue ter aquele modo de atualização porque o hardware é todo controlado por ela, não é a toa que ela ainda atualiza MacBook de 2016, e o iPhone 8 que é o mais antigo que ainda vai atualizar na linha iPhone vai receber o iOS 15 e não vai ter lentidão(mas depois dessa já era, só XR pra cima)...

                                                                                                                                                                                                                                            • amigo, eu trabalho com tecnologia, sou formado na área, e essa história do tpm é balela, já provaram que conseguem derrubar o sistema em minutos...pode ser o dev, beta, realease, tanto faz! Chamar computador de velho é fácil, vai você em tempos de pandemia comprar o mesmo computador que tenho com os mesmos requisitos, paguei 3000, hoje em dia está 4000 pra cima! Microsoft sempre deu longo suporte para suas máquinas, inclusive a minha já veio com Windows 10...é fácil pra eles simplesmente largarem de mão, estão fazendo igual o Android há anos, se o tal do TPM 2.0 é velho no mercado, por que só agora estão colocando como padrão? enfim, não vou ficar dando sermão.

                                                                                                                                                                                                                                                • Em nenhum momento falei de TPM. Além disso, o sistema foi burlado em uma implantação errada do módulo por uma fabricante. Releia meu comentário para entender o que falei. O suporte ao Windows 10 vai até 2025, então você não está sendo abandonado. No lançamento do Windows 10 já tinha data marcada para a morte do sistema, assim como vai acontecer com o Windows 11.

                                                                                                                                                                                                                                              • Você viu que não é só TPM né cara? Deixa de ser burro porque a prova de aspas é pelo visto você nem leu. TPM é seguro quando feito da forma certa, porém tem fabricante barateando e não usando da forma certa a integração do TPM no hardware, isso não é culpa do TPM, mas sim da fabricante... É igual fabricar um cadeado que se abre com qualquer chave, é culpa de todos os cadeados? É depois, secure boot em um i5 geração é tão seguro quando deixar a casa escancarada em fuga de prisão, até o porque ele só fica um pouquinho seguro com os vários updates que tampam as falhas a custa de desempenho, mas não corrigem, só tampam.

                                                                                                                                                                                                                                                  • Juliess não fale o q não sabe, então gigabyte foi hackeada pq não tinha TPM kkkk 1gb, e tudo pra vender cpus, eu comprei o meu Ryzen 3 2200g no ano passado e não vou comprar outro a menos q precise e se tiver q ir pra o Linux ou outra esperar uma versão bypass o CPU de boa.

                                                                                                                                                                                                                                                      • Tenho esse mesmo processador desde 2018, roda aqui o windows 10 e o 11 suave, excelente desempenho junto a um SSD, mais vou ficar fora do windows 11 mesmo, não vou trocar de processador agora, sem condições apesar de querer e vou ficar no Windows 10 e no Ubuntu, já windows basicamente uso apenas para jogar e tenho jogado muito pouco por falta de tempo, e todo o resto faço no Linux que fica ainda melhor que no Windows 11! Para mim, que uso 2 monitores, para estudar e trabalhar, o Ubuntu tem sido muito melhor, sem comparação com o windows 11 que até acho lindo e bem rápido, mais as funções e possibilidades do Linux ainda ganha

                                                                                                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                                    Windows

                                                                                                                                                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista