LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bug no Windows 11: problema no sistema reduz desempenho de SSDs drasticamente

07 de dezembro de 2021 42

O Windows 11 já causou alguns problemas para seus usuários, muitos deles já foram solucionados por atualizações na versão estável do sistema, mas um deles ainda parece persistir reduzindo a velocidade de operação de SSDs NVMe, conforme relatado por diversos usuários do Reddit e em fóruns de suporte da Microsoft.

Um dos relatos mais interessantes inclui o do usuário u/MahtiDruidi, que realizou um teste comparando o desempenho do seu SSD NVMe no Windows 10 21H1 e no Windows 11 na versão 22000.176 por meio do SSD Benchmark e CrystalDiskMark 8.

Como você pode ver nos prints abaixo, as velocidades de escrita e gravação no SSD se reduziram quase pela metade, o que é bastante preocupante.

Desempenho de um SSD no Windows 10 e no Windows 11. Imagem: u/MahtiDruidi

Embora o relato do usuário seja de 3 meses atrás, quando o Windows 11 ainda estava em testes, relatos sobre o problema ainda persistem nos fóruns da Microsoft. Alguns usuários dizem que o problema pode ter relação com a segurança baseada em virtualização (VBS), mas ela não deve ser a única responsável pelo bug.

Outro relato interessante é o do usuário PleasedPen25317, que possui dois Samsung 980 Pro NVMe de 2TB na mesma máquina e decidiu comparar a diferença de desempenho neles no Windows 10 e no Windows 11.

Imagem: PleasedPen25317

É possível notar que a diferença de velocidade é absurda, com o SSD atingindo uma taxa de escrita quase 5 vezes mais rápida no Windows 10. Além disso, vale dizer que o problema não é restrito à SSDs PCIe Gen 4 como este modelo da Samsung, pois o bug também está presente em equipamentos PCIe Gen 3.

Embora a Microsoft ainda não tenha se pronunciado sobre o problema, acreditamos que ela já está trabalhando numa solução, pois a build 22000.348 do Windows 11 parece ter aumentando ligeiramente o desempenho de SSDs no sistema, mas ela ainda é inferior a resultados encontrados no Windows 10.


42

Comentários

Bug no Windows 11: problema no sistema reduz desempenho de SSDs drasticamente
  • Eu instalei o Windows 11 e tá tudo normal, eu achei até mais rápido do que o Windows 10 no meu computador (Lenovo ideapad S145)

      • Instalei o 11 na minha máquina de trabalho e por enquanto esta sendo desastroso. O menu de contexto fecha o explorer se eu usar os comandos copiar e colar e esta lentidão do disco ssd nvme também notei e só melhorou um pouco depois que instalei o driver de chipset da AMD específico do 11 mas ainda o boot da máquina e carregamentos de aplicativos não estão com o mesmo desempenho do windows 10. Se não corrigirem logo estas falhas vou fazer o downgrade pro 10, no momento não vale a pena instalar o windows 11 com estas falhas.

        • O meu é um Not da Samsung, para corrigir o problema descobri que bastava desativar o Firewal. Por enquanto estou desprotegido, mas rodando bem o 11.

            • O único windows que rodou liso até hoje foi o XP, depois dele só veio lixo

              • Não sei o porquê de ainda me surpreender com comentários desse tipo. Fala sério, né?!

                Se por trás da chamada skin do Windows 11 existe um Windows 10. Assim também por trás do Windows 10 existe um Windows 8.1, 8, 7, Vista, XP, etc.

                  • Não sei se me surpreendo mais com a matéria mal escrita/traduzida do site ou do pessoal "especialista" em Windows nos comentários.

                      • lançar sisteminha feito em VM tbm n dá né

                          • Por essas e outras que uso o Linux, no caso o Pop_OS!, Sistema fluído de mais, ele consegue extrair toda a potência do meu Hardware. Hoje tenho um Notebook Gamer Avell A60 Much, 32 gb RAM, i7 9750h 6/12, 2 SSDs NVME, um com escrita e leitura de 3500/3000 ( Linux) e o outro 3000/2500, e uma GTX 1660 TI, no Linux o Note Voa, no Windows 11, vai rápido em certos momentos, a diferença de desempenho de um sistema por outro é muito grande. E outra meu SSD no Windows 11, faz escrita de 1200, sendo era para fazer entre 2100 e 2200, isso sem contar o Windows Explorer, que percebe-se que é bem mais lento que o Windows 10, isso sem contar o tempo de inicialização, quando eu tinha o Windows 10 era muito mais rápido que o 11 nessa parte, enfim decepção total, ainda bem que não uso muito o Windows, uso só para jogar, para trabalho mesmo, que é 90% das coisas que faço, uso o Linux, muito melhor

                            • É por essas e outras que permaneço no W10 1809(é o mais estável no meu notebook), queria colocar o 7 ou 8.1 nele, mas a BIOS automaticamente desativa o touchpad em qualquer versão do Windows abaixo da 1809(e não tem drivers de Wi-Fi, som e etc) do W10.

                                • O.S. porco! O 10 já é ruim, o 11 é um completo lixo!

                                    • Acho que é por isso que noto o gerenciador de arquivos mais lendo que do Win10, Deve ser exatamente esse problema, Tenho um Nvme Gen3.

                                        • Interessante que a matéria fala de NVME mas pelo que eu pesquisei o problema só ocorre em SSDS da Samsung %uD83D%uDE02

                                            • O que seria dessa página se não fosse o viés de confirmação...

                                                • Enfim me cansei dessa Alpha e voltei para o Windows 10, senti a diferença na hora. Kk

                                                    • É minha gente sinto o cheiro do Windows Vista no ar... o note da minha esposa está levando em média até 1 minuto para inicializar. Fora os travamentos aleatórios que acontecem. Esse novo Windows precisa voltar a prancheta de planejamento.

                                                        • Meu PC está com Windows 11 instalado num SSD NVMe da Crucial e notei uma lentidão durante a reinicialização do sistema, algo bem fora do comum. Já atualizei todos os drivers do sistema para a versão mais recente compatível com Windows 11 e também fiz uma instalação limpa do sistema, mas o bug continua.

                                                            • eu diria que isso é normal, acontece o mesmo comigo, só que no W10, já tem uns meses isso e ainda não me acostumei mt não kkkk

                                                                • os sistemas que ja vem com o notebook, nao importa qual seja, vem com um monte de besteira, o bom é quando voce receber um notebook, formatar ele, para windows 11 ou 10

                                                                    • Acho que você não leu meu comentário. O meu PC é um desktop e eu fiz uma instalação limpa (formatação) e não adiantou nada, e ainda ele é 100% compatível com Windows 11.

                                                                    • Credo kkkkkkkkkkkkkkk e ainda tinha gente defendendo essa merda e falando mal do 10. Pelo visto outra bola fora da microsoft

                                                                      • Esse Windows 11 é lixo! Usava o 10 e não tinha nenhum problema, agora já perdi a conta de quantas telas azuis já vi. %uD83D%uDCA9%uD83D%uDCA9%uD83D%uDCA9

                                                                          • meu filho, windows 10 com nenhum problema? me poupe ne, se for falar mal de algum sistema, pelo menos fale a verdade, windows 11 esta ate melhor que o 10, com uma interface bem mais bonita, e com funciones que o 10 nunca vai ter, se seu pc esta dando tela azul varias vezes, veja se o disco que voce instalou o windows 11 esta com problema, ou seu hadware nao aguenta ele, sua historia esta muito estranha.

                                                                              • O W11 é um LIXO, até quem tem SSD tá reclamando do desempenho, se enxerga

                                                                                  • Windows 11 melhor que o 10, hilário, os relatos não mentem, pior performance, mais bugs, mais tralha da Microsoft, um lixo completo.

                                                                                      • Nao se iluda, o 11 é apenas update de recursos pro 10. Por tras dessa Skin do 11 esta o 10.
                                                                                        Jogadas de marketing, se falasse que era apenas uma nova build do 10 ninguem se interessaria, mas como é o WINDOWS 11(UAUU NOVIDADE) povo se interessa. Ai eles tacam monte de lixo no sistema, skin aqui e acolá, icones, ta ai o novo Windows.
                                                                                        O que dizer, meu Razer Surround 2.0 nao funciona nas builds do windows acima da 1909, audio fica pipocando, estalando, se abre alguma maquina virtual normaliza. Isso nao acontece se estiver na build 1909 ou anterior.
                                                                                        Existe varios relatos no HuB da MSFT e fórum da Razer, nao fazem nada.
                                                                                        É um programa pago que era pra funcionar em todas builds do Win. Ele faz melhoramento de audio. De certo querem que compre versao nova lançada tanto pela MSFT ou da Razer.%uD83D%uDD95%uD83D%uDD95%uD83D%uDD95

                                                                                      • Embora a materia seja sobre windows 10/11 com ssd, e os que usam armazenamento mais antigo, tenho visto casos de notebooks que estavam novos recem lançados com i3 de decima geração com windows dez mesmo, que o hd fica a menos de 10mb/s por segundo, e quando estes mesmos hd são utilizados em outros sistemas funcionam de boa a quase 90mb/s. Sendo a solução trocar por um SSD, para ficar usável. E bom pior ainda se vc já conta com SSd e ficar como se tivesse Hd ai fica sinistro. Mas vou chutar que deve ser toda a criptografia embutida e forçada do sistema utilzada para aumentar a "proteção do windows", isso tem um custo para o sistema como um todo, perda de desempenho no i/o dos dispositivos, mesmo que vc tenha um baita processador que dê conta de criptografar/descriptografar em tempo real e ssd.

                                                                                          • E acaba que o Windows pega ransonware, spyware, trojan e tudo quanto é tipo de vírus, mesmo com a "criptografia" fodona, não adianta, o melhor antivírus de um Pc é o usuário

                                                                                              • É exatamente isso.
                                                                                                Se desativar toda "segurança e patches" o note voa.
                                                                                                Aparelhos ate 2018 se tu voltar updates de BIOS pra essa data que começou o Spectre/Meltdown alem dos updates do Windows, cara, vira outro aparelho!
                                                                                                No final das contas isso é obsolescência programada, Intel fez isso de proposito pois agora que veio a tona, esses chips sao velhos, com as correçoes termina de vez com uso deles. Mesmo com SSD fica ruim o desempenho.
                                                                                                Tem um app do site "Guru3D Spectre v8" que faz esse procedimento de desativar patches do Windows. Aparelhos ate 2018 (oitava geraçao) fica outro fazendo isso.
                                                                                                Lembrando que todas essas falhas dependem da intervençao do usuario em permitir acesso ao virus.

                                                                                                  • Detonou meu notebook novinho.
                                                                                                    Nao instalem.

                                                                                                      • o windows 11 estragou seu notebook, ou voce foi irresponsavel, que nao sabe formatar um pc, estragou ele? pois tenho amigos e eu, que usamos o windows 11 desde aquela build vazada, e nunca tive problemas, entao pense noque escreveu

                                                                                                          • Chegou o cavaleiro da Microsoft, tá em todos os comentários defendendo o novo Lixo11... Certeza que deve ser algum funcionário da Micosoft se passando por usuário, porque de todo mundo aqui nos comentários você é o único defendendo.

                                                                                                              • Você tá ganhando quanto da Mico$oft pra defender eles? Ou só é mais um baba-ovo que não sabe a diferença entre tomada e focinho de porco?
                                                                                                                ACORDA! Tá chovendo relatos em sites especializados, feitos por gente realmente competente e que entende do negócio, comprovando que o ruWindows 11 é um lixo, parecendo o Vista ou ME!

                                                                                                            • S.O novo tem que esperar pelo menos 1 ano até resolverem os bugs, mas depois do 10 sei não! %u26A0%uFE0F

                                                                                                                • Windows 11 ta uma mer4da

                                                                                                                  Android

                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                  Android

                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                  Windows

                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista