LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple libera quinta versão beta pública do iOS 16 e iPadOS 16

24 de agosto de 2022 14

Atualização (24/08/2022) - LR

Com lançamento marcado para acontecer no dia 7 de setembro, o sistema operacional iOS 16 vem sendo testado em sua versão beta pelos usuários que decidiram avaliar antecipadamente a nova geração do software da Apple, que nesta quarta-feira (24) disponibilizou a quinta versão Beta Pública do iOS 16 e iPadOS 16 que alimentam os celulares e tablets, respectivamente.

Curiosamente, a versão liberada recentemente pela desenvolvedora chega apenas uma semana após a liberação da 4ª beta pública para os usuários. Segundo informações do portal MacRumors, essa atualização chega com melhorias gerais e novidades para a comunidade da maçã, incluindo as alterações na tela de bloqueio — que passa a ser mais customizável tanto nos papéis de parede quanto widgets — e novos recursos em aplicativos.

Interface do iOS 16. (Imagem: Divulgação/Apple)

Entre as novidades liberadas nessa versão estão a possibilidade de apagar textos enviados no aplicativo nativo de mensagens e compatibilidade do SharePlay com outras plataformas além do FaceTime. Assim como em updates anteriores, esse pacote foi liberado apenas no Programa de Software Beta (acesse) e deve chegar futuramente na versão estável.

Por ora, não há relatos de problemas relacionados a quinta beta pública do iOS 16 e iPadOS 16, mas é recomendado que os participantes aguardem alguns dias até realizarem o download da atualização.

Atualização (23/08/2022) - GS

Apple libera sétima versão beta do iOS, iPadOS e tvOS 16; watchOS 9 e beta 1 do iPadOS 16.1

Pouco depois de lançar a sexta versão beta de seus novos sistemas operacionais e ficando cada vez mais próxima das versões finais, a Apple disponibilizou a sétima versão beta do iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e tvOS 16. Na spróximas horas, o beta 5 também deve ser lançado publicamente. Nessa nova leva, não temos nenhum beta novo do macOS 12 Ventura, que está estagnado há algumas semanas no beta 5.

Além do sétimo beta do iPadOS 16, a Apple liberou o primeiro beta do iPadOS 16.1 para os desenvolvedores para continuar o desenvolvimento, corrigir bugs e outros problemas relacionados à função Stage Manager que está chegando aos iPads com processador M1.

Em uma declaração enviada ao TechCrunch, a Apple disse que o iPadOS 16 não será lançado em setembro, em conjunto com o iOS 16, chegando na versão 16.1 nas semanas seguintes.

Como instalar as atualizações

Todas as versões beta podem ser instaladas em modo OTA , diretamente através do menu de configurações do sistema iOS, iPadOS e macOS, após ter baixado e instalado previamente os perfis disponíveis no Apple Developer Center e no site dedicado aos beta testers públicos.

Para instalação no iPhone e iPad é necessário ter pelo menos 20% de bateria ou com o dispositivo conectado à rede elétrica durante a atualização. Também é possível atualizar na rede 5G se a funcionalidade tiver sido ativada nas configurações.

Para o watchOS, o aplicativo deve estar conectado ao iPhone e com pelo menos 50% de bateria, além de estar dentro do alcance do iPhone‌ ao qual está associado. Para instalar o beta no tvOS você precisa baixar o perfil ‌‌usando o Xcode. Antes de atualizar, é sempre aconselhável fazer um backup do sistema.

Em geral, sendo beta em qualquer caso, recomendamos instalá-los apenas em dispositivos que não são usados ​​diariamente, pois pode haver bugs que afetam a experiência do usuário.

Atualização (17/8/2022) - HA

A quarta versão beta pública do iOS 16, iPadOS 16, tvOS 16 e watchOS 9 já está disponível para o público assinante do programa beta da Apple. O novo software deve ser bastante parecido com o que foi lançado na última segunda-feira (8), mas traz alguns destaques para os dispositivos.

Os novos recursos do iOS 16 incluem uma tela de bloqueio com suporte para widgets e personalização adicional, que torna possível editar ou excluir mensagens do iMessages e um novo plano de parcelamento do Apple Pay Later. No iPadOS 16, o Stage Manager permite aos usuários aproveitar o recurso de multitarefa em janelas.


Já no tvOS 16 as atualizações são voltadas a melhorias de estabilidade e desempenho, e traz um suporte adicional ao controlador de jogos, novos recursos do Smart Home, além de maior compatibilidade entre dispositivos. O watchOS 9 traz novas visualizações para seus treinos personalizados e um aplicativo para rastrear e criar lembretes para tomar medicamentos.

Interessados podem se inscrever no Programa de Software Beta da Apple para ter acesso aos novos betas.

Os betas públicos do iOS 16 e iPadOS 16 têm um número de compilação de 20A5349b, substituindo a compilação anterior, 20A5339d. No tvOS 16 é a versão 20J5366a, substituindo a versão 20J5355f, e no watchOS 9 é o número de compilação 20R5353a, substituindo 20R5343e.

Atualização (08/08/2022) - por DT

Nesta segunda-feira (8), a Apple liberou novas versões betas públicas para os seus próximos sistemas operacionais iOS 16, iPadOS 16, tvOS 16 e macOS 13, além de uma nova variante para o Xcode 14, voltado para desenvolvedores.

As novas betas públicas do iOS 16 e iPadOS 16 possuem a identificação 20A5339d. Já a compilação do macOS Ventura 13 é a 22A5321d, a versão do watchOS 9 é a 20R5343e e a do tvOS é a variante 16 20J5355f.


As compilações disponibilizadas hoje chegam poucos dias após a liberação das versões betas anteriores e têm o objetivo de testar a estabilidade dos novos recursos que virão nos sistemas operacionais da Maçã.

Cabe destacar que, por se tratar de versões de testes, erros podem acontecer. Por isso é recomendado instalar em aparelhos secundários. A previsão é que as versões estáveis do iOS 16 e do watchOS 9 cheguem em setembro, mas o iPadOS 16 pode ser adiado para outubro.

Ontem a Apple liberou a 4ª versão beta dos iOS 16, iPadOS 16, macOS 13 e tvOS 16 e hoje a empresa está lançando a segunda beta pública destes sistemas, que devem ser as mesmas liberadas em 27 de julho. Dessa forma, estas versões são identificadas pelas mesmas compilações para todos os dispositivos.


Infelizmente ainda não há uma lista de mudanças oficial, mas esta versão deve incluir diversas correções para bugs conhecidos para o iOS 16, iPadOS 16, macOS 13 e tvOS 16 beta, então recomendamos que você o instale assim que possível.

Para utilizá-las é preciso ingressar no Programa de Software Beta da Apple pelo link abaixo:

  • Programa de Software Beta da Apple — acessar

Vale sempre lembrar que não é recomendado utilizar versões beta em dispositivos principais, pois bugs podem comprometer o uso do dispositivo e causar até mesmo a perda de dados pessoais.

Atualização (27/07/2022) - por DT

Apple libera a 4ª versão beta do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13 e tvOS 16

Nesta quarta-feira (27), a Apple liberou a quarta compilação beta dos seus próximos sistemas operacionais iOS 16, iPadOS 16, macOS 13 e tvOS 16. A disponibilização dessas versões de testes foi para os desenvolvedores inscritos no programa da Maçã.

A compilação do iOS 16 e do iPadOS 16 possuem a identificação 20A5328h, já a nova beta para o macOS Ventura 13 é 22A5311f e do tvOS 16 é 20J5344f. A liberação aconteceu três semanas depois da disponibilização das terceiras versões. Os testes iniciaram em junho.


A Maçã também liberou a quarta beta do Xcode 14, identificada como 14A5284g, mas ainda não há informações sobre a próxima compilação de testes para o watchOS 9. Vale destacar que os novos sistemas também já estão em fase beta pública, mas em versões anteriores.

Quem se interessar em instalar, muito cuidado, já que são compilações de testes, portanto, erros podem acontecer. Lembrando que o cronograma da Apple é lançar os seus novos sistemas para todos os usuários entre setembro e outubro deste ano.

A Apple liberou na última segunda-feira (06) a primeira versão beta do iOS 16, a próxima grande atualização do sistema operacional do iPhone. A compilação do software foi disponibilizada no site oficial da big tech logo após sua apresentação oficial na WWDC 2022, palco de apresentação de várias novidades do ecossistema.

A beta já está disponível para os membros do Beta Software Program, permitindo que os desenvolvedores analisem as novidades que podem ser exploradas para suas aplicações e, claro, experimentar o novo design da tela de bloqueio e recursos de privacidade de forma antecipada. Segundo a Apple, as versões betas públicas serão lançadas em julho.

(Imagem: Reprodução/Apple)

Com a liberação da beta fechada, os desenvolvedores divulgaram algumas novidades que a Apple não comentou durante a WWDC 2022, como a possibilidade de desbloquear o celular na horizontal com o Face ID, feedback háptico para o teclado do iPhone e muito mais.

É sempre válido ressaltar que as versões betas do iOS 16 costumam ser instáveis e apresentar erros constantes, portanto, recomenda-se que o sistema operacional de testes seja instalado em um celular que não o de uso pessoal.

O lançamento da versão estável do iOS 16 deve coincidir com a apresentação do iPhone 14, ou seja, possivelmente em meados de setembro. Em breve, conheceremos também as primeiras impressões do iPadOS 16, watchOS 9, macOS Ventura e tvOS 16.

Veja mais!

O Apple iPhone 13 está disponível na Amazon por R$ 3.555. Para ver as outras 104 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2024, às 19:12)

14

Comentários

Apple libera quinta versão beta pública do iOS 16 e iPadOS 16
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista