LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bug no Linux: versão 5.19.12 pode danificar tela de notebooks com chips Intel

05 de outubro de 2022 2

Alguns usuários do Linux estão enfrentando problemas com o kernel 5.19.12, que está causando problemas em telas de notebooks com chips Intel. O bug faz com que a tela do notebook fique piscando, impedindo que a imagem seja exibida e ainda pode causar danos ao display.

De acordo com os primeiros relatos, o problema foi notado em um Lenovo Legion 5 com chip Intel Core i7-12700H, mas outro relato diz que o mesmo bug ocorreu em um notebook Lenovo com Intel Core i7-1065G7, o que sugere que este problema está relacionado apenas a chips Intel, pois ele não ocorreu em PCs com processadores AMD.

A versão 5.19 do Linux foi lançada em agosto de 2022 com otimizações para chips Intel e Apple, mas o bug somente está sendo relatado na versão 5.19.12.

Veja como o computador fica quando o problema ocorre:

Investigações de Ville Syrjäl, engenheiro da Intel, apontam que o problema está relacionado ao driver gráfico i915, que é responsável por tornar o kernel 5.19.12 compatível com algumas GPUs da Intel. Segundo ele, o bug é causado por um atraso de sequenciamento de energia da tela.

Sendo assim, este bug no driver pode causar sérios problemas a usuários de notebooks com o Linux com kernel 5.19.12, pois além de impedir o uso do computador, ele pode queimar componentes do display, que não foi criado para funcionar desta forma.

Felizmente a comunidade Linux já desenvolveu uma correção para o problema com a versão Linux 5.19.13 que foi liberada na última quarta-feira, em 4 de outubro junto do Linux 6.0 com melhorias de desempenho.

Dessa forma, recomendamos que você verifique os nomes dos pacotes de atualização antes de instalar essa versão, pois ela pode levar algum tempo até estar disponível para a distro instalada no seu computador.


2

Comentários

Bug no Linux: versão 5.19.12 pode danificar tela de notebooks com chips Intel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas