Tech 06 Fev
Atualização (12/02/22) - DJ
Seguindo os passos do que vimos acontecer no Microsoft Edge, o navegador Opera teve confirmado nessa semana os planos de também integrar o polêmico ChatGPT em algum momento do futuro não tão distante, visando fazer frente a concorrentes e surfar na onda da mais nova moda tech.
Agora, novas informações surgem sobre a ferramenta de forma oficial através do blog oficial, permitindo assim entender como será a integração entre o navegador e a inteligência artificial.
Como pode ser visto no vídeo abaixo (publicado na conta oficial do Opera), o ChatGPT deve chegar como mais uma ferramenta integrada à barra lateral do navegador, acompanhando os serviços de mensagem como o Telegram e WhatsApp, entre outra ferramentas.
Um ponto interessante no vídeo em questão é que a ferramenta é utilizada como um encurtador de artigos através do botão "shorten" (encurtar em tradução literal) exibido ao lado da barra de endereços, fazendo com que o IA crie uma lista de tópicos, o que permitiria ao usuário entender o contexto de forma abreviada sem a necessidade de ler todo o texto.
E aí, o que achou da integração proposta pelo Opera para o ChatGPT? Conta pra gente nos comentários.
Publicação original (09/02/22)
A Microsoft anunciou nesta semana que o ChatGPT será integrado ao Bing e ao navegador Edge e isto fez com que várias concorrentes entrassem na "onda" e trilhassem o mesmo caminho. Desta vez estamos falando do navegador Opera, que também deve receber funções baseadas na inteligência artificial criada pela OpenAI.
Segundo a CNBC, o anúncio da integração foi feito pela Kunlun Tech, a empresa que controla a desenvolvedora do navegador. Este parece ser parte das melhorias prometidas pela Opera em dezembro de 2022, quando foi relatado que o browser receberia diversas funcionalidades relacionadas à inteligência artificial para gerar músicas e imagens.
Desde então, as ações da Kunlun Tech subiram mais de 40%, sendo que os papéis da Opera na Nasdaq valorizaram 10% até o momento.
No momento, o navegador mais popular do mundo é o Google Chrome com 65,4% do mercado, seguido pelo Microsoft Edge com 4,5%. O Opera fica em sexto lugar com 2,4% do tráfego mundial na internet.
Infelizmente a Kulun Tech não detalhou se os recursos baseados no ChatGPT estarão disponíveis apenas na versão para desktop ou também nos browsers para Android e iOS.
Comentários