Tech 19 Out
A Intel anunciou seus processadores Core de 14ª geração com suporte para um novo recurso que extrai os benefícios do design híbrido da marca — que combina núcleos de alto desempenho e baixo consumo — para melhorar a performance de aplicativos, e no domingo (22), a ferramenta teve suas vantagens confirmadas em um teste independente.
Chamado de Application Performance Optimization (APO), o recurso de otimização foi testado pelo usuário LightMoisture do Reddit, que utilizou a ferramenta para tentar aumentar a fluidez de jogos através do driver da Intel, e os resultados surpreenderam ao indicarem que o recurso pode conferir um aumento de desempenho de até 32%.
Utilizando o Dynamic Tuning Technology, o usuário comparou o desempenho do Core i9-14900K ao rodar os jogos Rainbow Six Siege e Metro Exodus ao habilitar e desabilitar o APO. O processador funcionou ao lado de uma placa de vídeo GeForce RTX 4090 da NVIDIA, em um computador executando a versão mais recente do Windows 11.
Com base nos resultados, é possível observar que o APO pode conferir um aumento significativo de 32% na taxa de quadros por segundo em Rainbow Six Siege, saltando de 650 FPS para 867 FPS. Em Metro Exodus, o salto de desempenho foi de 24%.
Cabe frisar que os números elevados de quadros por segundo referem-se aos jogos em configurações de baixa qualidade gráfica. LightMoisture observa que todos os núcleos da CPU estavam rodando em sua capacidade máxima, o que provou a eficácia do APO.
Por ora, o software de otimização de desempenho é compatível somente com os processadores Core de 14ª geração, e não há previsão de que fique disponível para outras linhas de processadores da Intel.
Comentários