Economia e mercado 14 Nov
Os fones de ouvido já conseguem ativar assistentes de voz, cancelar o ruído do ambiente e outras funções avançadas, mas hoje o Google revelou uma tecnologia que permite transformá-los em monitores de frequência cardíaca. O mais interessante é que seria necessário apenas uma atualização de software para ativar a novidade em qualquer fone com ANC.
O artigo intitulado como "APG: Audioplethysmography for Cardiac Monitoring in Hearables" ou "APG: Audiopletismografia para Monitoramento Cardíaco em Vestíveis" revela que o método funciona em qualquer tom de pele, tamanho de canal auditivo e vedação abaixo do ideal da orelha, garantindo alto nível de precisão.
Além disso, esta função pode ser utilizada enquanto o usuário ouve música ou faz exercícios físicos, tudo com impacto mínimo na bateria dos fones.
Segundo o Google, a nova tecnologia é baseada em um sistema de detecção acústica no qual o fone envia um sinal de ultrassom de baixa intensidade e recebe o retorno (eco) com o sistema de cancelamento ativo de ruído (ANC). O artigo do Google explica como isto pode ser utilizado para ler batimentos cardíacos:
Observamos que, à medida que o volume dos canais auditivos muda ligeiramente com as deformações dos vasos sanguíneos, os batimentos cardíacos modulam esses ecos de ultrassom.
Para chegar a este resultado, o Google realizou testes com 153 pessoas durante 8 meses com resultados revisados pelo Google Health, equipes de produto, de experiência do usuário e jurídica.
Para garantir a eficácia da tecnologia, o Google criou um modelo matemático que analisa e converte os ecos em leituras de frequência cardíaca que podem ser utilizadas para monitorar os batimentos do coração do usuário e até identificar variações do ritmo cardíaco, denunciado irregularidades como arritmia.
O próximo passo é aumentar o desempenho do APG com testes envolvendo exercícios intensos como levantamento de peso e boxe, pois o potencial descrito no registro dela é imenso.
Falando em saúde, recentemente a Samsung liberou a função de detecção de arritmia cardíaca para os relógios Galaxy Watch 4, 5 e 6 no Brasil.
Comentários