
Tech 06 Dez
06 de dezembro de 2023 9
É consenso entre os vazadores que a Microsoft está preparando uma grande atualização para o Windows, e a principal mudança será a chegada de vários recursos baseados em inteligência artificial. Nesta quarta-feira (06), diversas informações da suposta futura geração do sistema operacional foram divulgadas por fontes do Windows Central.
Segundo o vazamento massivo, a próxima grande atualização do Windows é tratada pelo codinome “Hudson Valley” por funcionários da Microsoft. O sistema operacional está sob a gestão do cronograma de uma nova equipe chamada de “Windows & Web Experiences”, que deve focar totalmente na renovação da plataforma ao longo do próximo trimestre.
Durante a gestão de Panos Panay, a equipe dedicada ao sistema operacional havia reestabelecido o cronograma de intervalos trienais para o lançamento de uma nova geração do Windows, indicando que a Microsoft introduziria o “Windows 12” em 2024. Após a saída do executivo, a big tech formou uma nova equipe para o software.
Agora, os vazadores comentam sobre uma nova plataforma chamada de “Germanium”, que será a base da nova versão do Windows. Essa plataforma deve chegar à versão estável no próximo mês de abril, mas é esperado que a atualização “Hudson Valley” seja disponibilizada somente em meados de setembro ou outubro de 2024.
As fontes acrescentam que as fabricantes de computadores passarão a vender dispositivos com hardware baseado em Arm em junho de 2024, e esses aparelhos sairão da fábrica executando a plataforma “Gemanium” do Windows, que parece ter otimizações específicas para o Snapdragon X Elite, o novo processador de alto desempenho para PC da Qualcomm.
Isso significa que os computadores que forem lançados com a plataforma “Germanium” estarão sem a maioria dos recursos que compõem o lançamento da versão “Hudson Valley” — isto é, a enxurrada de ferramentas baseadas em inteligência artificial.
O vazamento aborda um novo recurso para o Windows Copilot, que será capaz de reconhecer a linguagem natural dos usuários em busca de arquivos e informações “perdidas”. Como exemplo, será possível pedir que o assistente “encontre o documento que meu colega de trabalho Roberto me enviou há alguns dias no WhatsApp”.
Ainda há mistério quanto ao nome comercial da atualização “Hudson Valley”. Com a saída de Panay da liderança do Windows, alguns acreditam que a próxima versão do sistema operacional não será chamada de “Windows 12”. Em vez disso, a empresa poderia voltar com a estratégia anterior e utilizar somente o nome “Windows”.
Essa possibilidade é reforçada pelo objetivo da Microsoft em reduzir a fragmentação do Windows. Atualmente, cerca de 1 bilhão de usuários ainda utiliza o Windows 10, enquanto apenas em torno de 400 milhões atualizaram para o Windows 11. Lançar o Windows 12 poderia agravar essa divisão.
Seja qual for a marca utilizada, do ponto de vista técnico dos funcionários da Microsoft, “Hudson Valley” é internamente considerada uma nova versão do Windows.
A Microsoft ainda não comenta publicamente sobre o lançamento das próximas versões do Windows, mas reafirma que o sistema operacional se tornará cada vez mais completo com novas ferramentas de inteligência artificial.
O que você espera das próximas versões do Windows? Comente abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários