Google 13 Mar
Diversas queixas judiciais têm perseguido os emuladores de Nintendo Switch na internet. O Suyu foi removido do Github no fim de março e hoje o seu servidor no Discord também foi apagado junto do Sudachi, outro emulador do console portátil da Nintendo.
Segundo o portal The Verge, as contas dos desenvolvedores dos emuladores foram desativadas no Discord sob a acusação de violação de propriedade intelectual.
Kellyn Slone, diretora de comunicação de produtos do Discord, confirmou que a medida partiu de uma liminar ordenada pela Justiça, mas não revelou qual a empresa responsável pela queixa.
É preciso dizer que os códigos de ambos os emuladores não estavam hospedados no Discord, mas é possível os servidores fossem utilizados para compartilhar chaves de emulação, firmware e até jogos completos, o que motivou a decisão do aplicativo.
Em resposta, o Discord disse:
O Discord responde e cumpre todas as solicitações legais e válidas da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital. Nesse caso, também houve uma liminar judicial para a retirada desses materiais, e tomamos providências de forma condizente com a ordem judicial.
Desta forma, é possível que o Discord tenha agido de forma preventiva para evitar conflitos diretos com a Nintendo, pois o desenvolvedor do Sudachi, Jarrod Norwell, afirmou inicialmente que recebeu apenas um comunicado sobre uma quebra de termos genéricos da rede social.
Comentários